07 01 2021 politica baleia rossi oficializaO deputado Baleia Rossi (MDB-SP) colocou a defesa de uma vacina universal contra a covid-19 como um de suas primeiras bandeiras caso seja eleito presidente da Câmara, ao lançar oficialmente sua campanha na quarta-feira, 06/01.

A pauta foi escolhida como um simbolismo de convergência entre os diferentes espectros dos partidos que compõem o bloco do emedebista, com siglas de centro e esquerda.

"Por sugestão de vários líderes de nosso bloco, conversei com Rodrigo Maia (DEM-RJ) para que, se necessário for, possa, de maneira inédita, fazer uma convocação da Câmara com Senado, que, se precisar, votar alguma medida urgente ainda em janeiro. Estamos a postos e o presidente já deu OK", disse Rossi.

Baleia lançou a candidatura com o apoio de 11 partidos do centro e oposição que somam 278 deputados, pelas bancadas atuais. Na coletiva de lançamento, no entanto, não havia representantes do PT. O líder da Minoria, José Guimarães (CE), é quem deveria representar o partido, mas seu voo atrasou.

No discurso de lançamento, Baleia voltou a falar que partidos do bloco pensam de maneira diferente em algumas pautas, como a participação do estado na economia. "Vivemos um momento histórico, sim e vale esse registro porque desde a redemocratização do nosso País não tínhamos a união de partidos que pensam diferente formando uma frente ampla. A sociedade quer mais união e compaixão, respeito, igualdade, a sociedade espera uma luta por democracia", afirmou.

Ele voltou a falar sobre promover uma Câmara independente e livre, lembrou sobre a aprovação do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) e disse que alguns partidos do Centrão obstruíram a votação. O bloco é liderado por Arthur Lira (PP-AL), seu adversário principal na disputa pela Câmara.

"Estamos juntos para fazer reformas que Brasil precisa", disse ele. "Reforma tributária proposta por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) está pronta para votação e contou com todos partidos", emendou Baleia, num afago a Ribeiro, do mesmo partido de Lira, mas que apoia sua candidatura. "É importante voltar a olhar pauta com responsabilidade fiscal, votando reformas".

Baleia consolidou o apoio do PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede na semana passada. Juntas, essas cinco legendas somam 119 deputados, considerando as bancadas atuais dos partidos com as últimas mudanças devido às eleições municipais.

O PSOL, também parte da oposição e com dez parlamentares, ficou de fora do anúncio. A bancada está dividida e tem reunião agendada para o dia 15.

Além disso, Baleia tem o apoio do seu partido, do qual é o presidente, além do PSDB, DEM, Cidadania, PV e do rachado PSL. Essas siglas somam atualmente 159 deputados. Com a oposição, o bloco ficaria com 278 nomes.

Na outra ponta, o bloco de Lira tem o aval de dez partidos (Progressistas, PL, Republicanos, PSD, Solidariedade, PTB, Pros, PSC, Avante e Patriota), que somam 203 parlamentares.

O Solidariedade, no entanto, tem uma reunião agendada para semana que vem e poderá rever seu apoio. O partido tem 13 deputados. Para ganhar a eleição, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos 513 deputados, ou seja 257 votos em primeira votação, ou ser o mais votado em segundo turno.

Fraude em eleição virtual

Baleia Rossi descartou a possibilidade de ocorrer fraude nas eleições para a presidência da Câmara se for adotado um modelo misto de votações, presencial e virtual, como estuda Maia. A estratégia é criticada pelo opositor, Arthur Lira, que defende a votação unicamente presencial e levanta a possibilidade de fraudes caso haja mudança no formato tradicional das eleições.

"Isso é um factoide, síndrome de Trump", disse Rossi, em referência às tentativas do presidente norte-americano Donald Trump, derrotado nas eleições do ano passado, de desacreditar o sistema eleitoral dos EUA, mesmo sem apresentar provas.

Baleia Rossi disse que fará viagens, nos próximos dias, para Santa Catarina, Goiás, Bahia, Ceará e São Paulo para angariar votos para sua candidatura.

Sobre a intenção de Lira de buscar votos entre dissidentes de seu bloco, Baleia Rossi disse que não acredita em traições e que confia na palavra dos parlamentares.


08 04 2021 regiao crz numero corona08 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01