Um adolescente de 16 anos foi espancado na terça-feira (14/01) durante uma confusão na Fundação Casa em São José dos Campos (SP). Outros quatro internos agrediram a vÃtima com socos e chutes até que perdesse a consciência. Um dos agressores, de 18 anos, vai responder por tentativa de homicÃdio.
Os outros três, que são adolescentes, vão responder por ato infracional e foram levados de volta à unidade.
O caso aconteceu por volta das 18h quando os internos participavam de um perÃodo de atividades livres, antes do jantar. No boletim de ocorrência, a polÃcia informou que eles estavam em uma área comum, quando o jovem teria começado a agressão com socos e chutes na cabeça do adolescente. Outros três internos que estavam no local também teriam participado das agressões.
Os agentes da unidade perceberam a confusão e contiveram os agressores. A vÃtima estava desmaiada, com a cabeça inchada pelas agressões e com sangramento. O adolescente de 16 anos foi socorrido para o hospital e os outros envolvidos encaminhados para a delegacia.
À polÃcia, os internos negaram a participação, apesar de terem sido flagrados pelos agentes e apontados pela vÃtima, que foi ouvida, como os agressores. Por causa da gravidade das lesões, o caso foi registrado como tentativa de homicÃdio.
O agressor, de 18 anos, foi indiciado por tentativa de homicÃdio e passará por audiência de custódia nesta quarta-feira. Ele já estava internado respondendo ao crime análogo de tentativa de latrocÃnio, roubo e resistência.
Os demais internos, que são adolescentes, foram autuados por ato infracional de tentativa de homicÃdio e levados novamente à unidade.
A Fundação Casa abriga menores apreendidos em situações de crime. Eles seguem internados na unidade respondendo à s medidas até os 21 anos. A vÃtima estava na unidade respondendo por crime análogo ao tráfico de drogas.
A reportagem acionou a Fundação Casa para saber o estado de saúde da vÃtima e quais as medidas foram tomadas após o caso, mas aguardava retorno até a publicação.