Um comerciante de uma loja de materiais elétricos foi preso na tarde de quarta-feira (16/01) por revender clandestinamente cabos de energia da EDP na região central de São José dos Campos. De acordo com a Polícia Civil, o material era desviado por um funcionário da empresa.
Funcionários da concessionária de energia desconfiaram de um suposto desvio de grande quantidade do material e fizeram a denúncia. Durante a investigação, a polícia descobriu que os cabos estavam sendo levados para uma loja na avenida Sebastião Gualberto.
Os policiais fizeram campana em frente ao comércio e um policial à paisana se passou por um cliente que tentava comprar o cabo. O proprietário confirmou e disse que os materiais tinham a marca da EDP escrita porque eram oferecidos pela própria empresa.
Ele foi preso em flagrante e vai responder por receptação qualificada, que pode resultar em até oito anos de cadeia. Ainda segundo a polícia, o funcionário responsável pelo desvio já foi identificado e o delegado vai pedir a prisão dele por receptação e furto. Quem comprou os cabos também pode responder criminalmente.
Em nota, a EDP confirmou que recebeu denúncia anônima sobre desvio de cabeamento e comunicou à polícia para realizar investigação, na qual foi constatado o fato. A empresa disse ainda que coopera com as apurações.