10 08 2020 mundo eua democratasOs Democratas têm duas vezes mais probabilidade do que os republicanos de temer o voto presencial diante da pandemia do novo coronavírus, apontou a edição desta semana da pesquisa Axios-Ipsos Coronavirus Index. Dois em cada três Democratas veem a votação presencial como um risco grande ou moderado para sua saúde.

Segundo a Axios, 64% dos democratas, 59% dos independentes e apenas 29% dos republicanos consideram o voto pessoal muito ou pouco arriscado.

Segundo nota divulgada pela Axios, isso pode representar uma "desvantagem significativa" para o candidato Democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, e outros candidatos Democratas em novembro se o padrão se mantiver - especialmente em Estados onde persistem altas taxas de infecção por covid-19 ou onde há obstáculos significativos para votação por correspondência ou antecipada.

Ainda de acordo com a nota, isso não significa necessariamente que a parcela dos Democratas que teme o voto presencial não irá às urnas. "Muitos deles podem decidir que o risco vale a pena. Mas seus temores quase certamente aumentam as chances de que alguns não votem pessoalmente - e se esses eleitores não tiverem boas alternativas, isso pode apresentar a Biden e outros Democratas um desafio de comparecimento de que não precisam", disse a Axios.

Conforme a pesquisa, 52% dos entrevistados classificaram o voto presencial como arriscado. Apenas 21% disseram que era "muito arriscado" - um nível de preocupação maior do que fazer compras em supermercados, mas menor do que a ideia de mandar os filhos de volta à escola ou de ir ver a família ou amigos fora de casa.

Mais mulheres do que homens consideram a votação presencial arriscada (57% contra 47%). A pesquisa apontou ainda que 65% dos hispânicos, 63% dos negros e 45% dos brancos consideram o voto em pessoa arriscado. E a idade também é importante em termos de percepção de risco: 56% dos idosos com 65 anos ou mais viam risco no voto presencial, em comparação com 46% dos entrevistados com idades entre 18 e 29 anos.

A pesquisa Axios/Ipsos foi conduzida de 31 de julho a 3 de agosto pela divisão "KnowledgePanel" da Ipsos. A pesquisa tem amostra probabilística nacionalmente representativa de 1.129 adultos da população geral com 18 anos ou mais. A margem de erro é de mais ou menos 3,0 pontos porcentuais.


18 09 2020 regiao crz numero corona

18 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01