29 05 2021 geral inep espelhoEstudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem acessar a uma versão digitalizada da redação entregue no dia da prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além do espelho do texto, estudantes que fizeram o Enem para praticar, os "treineiros", também podem acessar suas notas. Tudo isso está disponível na Página do Participante; acesse aqui.

O processo de correção das redações do Enem segue parâmetros estabelecidos pelo Inep. Quem corrige a prova são profissionais selecionados com formação em Letras e Linguística, e com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

A prova do Enem 2020 com a melhor média geral foi a redação, 588,74. Ao todo, 28 participantes obtiveram nota máxima 1000 e 87.567 zeraram.

Dentre os que zeraram a redação, o maior porcentual, 1,12%, deixou a página em branco, seguido de fuga ao tema, 0,93%, e cópia do texto motivador, 0,46%, em um total de 2.723.583 redações corrigidas.

Entenda como funciona a correção

Na página do participante, o candidato pode verificar a nota final que vai de 0 a 1.000, além da pontuação em cada uma das cinco competências avaliadas. São elas:

- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O Enem é a porta de entrada para milhares de estudantes nas instituições de ensino superior públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e até de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


 

20 06 2021 regiao crz numero corona20 06 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01