30 03 2021 geral mes dia mulher festival 01Neste mês de março, marcado pelas homenagens ao Dia Internacional da Mulher, um grupo de mulheres valeparaibanas apaixonadas pelas suas identidades culturais resolveu criar uma série de encontros para debater a atuação feminina no Vale do Paraíba.

Esses encontros formaram o 1º Festival das Mulheres na Cultura Caipira, iniciado no último dia 15 e que vai até a próxima quarta-feira (31/03).

A idealizadora do festival é a historiadora Diana Poepcke. “Normalmente na cultura caipira vemos o homem como protagonista e a mulher como coadjuvante. Precisamos colocar a mulher no eixo central e conhecer mais narrativas femininas, elas são necessárias para a vida", compartilha. Assim, o grupo de curadoria formou-se também com a historiadora Cláudia Ribeiro, as jornalistas Mariana Bastos e Natalee Neco e a cientista social Renata Sparapan. As ilustrações são da artista Isabella Siqueira e o design, da Isabel Bazanella.

Programação - Com o propósito de lançar novos olhares para essas narrativas femininas na cultura caipira, a programação gratuita do evento foi formada com seis lives. A primeira (15) Saberes Tradicionais, Mulheres e Identidades Caipira contou com a participação de Tina Lemos e Cida Fonseca. O segundo encontro (22) teve como tema central as Narrativas Femininas e Literatura Caipira, com Juraci Condé, Júnia Botelho, Sônia Gabriel e Maria Eugênia. E a roda de conversa sobre Música, Mulheres e Identidade Caipira (25) trouxe para o debate Darly Gonçalvez, Mara Rúbia e Miriam Cris.

As transmissões ao vivo são realizadas sempre às 19h, pelo canal oficial do Youtube e do Facebook do Festival. Nesta próxima semana de encerramento do evento, serão transmitidas mais três lives. Segunda-feira (29), o encontro será uma homenagem em celebração aos 92 anos da folclorista Didi Andrade, com participação também de Rosa Andrade.

Na terça-feira (30), a temática será especial à Dona Rosa Mineirices. A temática Comida, Memória e Afeto trará a proprietária Dona Rosa e sua filha, Guta Andrade. E finalizando a programação do 1º Festival das Mulheres na Cultura Caipira, na quarta-feira (31), a última live será sobre Mulher, Culinária e Identidade Caipira, com participação da Vera Pena, Lisandra Amaral e a Dona Angela.

 

30 03 2021 geral mes dia mulher festival


12 04 2021 regiao crz numero corona12 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01