coronavirus 13Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci afirmou na terça-feira, 1º de setembro, que uma vacina para a covid-19 poderia estar disponível antes do esperado, caso os testes clínicos em andamento produzissem resultados muito positivos. A declaração foi dada durante entrevista ao serviço noticioso da área de saúde Kaiser Health News (KHN).

Há dois estudos em andamento com 30 mil voluntários que devem ser encerrados até o fim deste ano. Fauci disse, porém, que um conselho independente tem a autoridade para encerrar os testes mais cedo, caso os resultados sejam em grande medida positivos ou negativos. Segundo ele, o Conselho de Monitoramento de Segurança e Dados poderia dizer: "Os dados são tão bons neste momento que você pode dizer que isso é seguro e eficaz", comentou. Nesse caso, os pesquisadores teriam "uma obrigação moral" de encerrar antes os testes, a fim de disponibilizar a vacina para todos no estudo, incluindo aqueles que haviam recebido placebos, e acelerar o processo para produzir milhões de doses, argumentou.

Fauci disse que confia no profissionalismo do conselho sobre o qual recairia a decisão, se fosse o caso. Ele admitiu, porém, que abreviar o estudo poderia minar a confiança do público nessa vacina.


29 09 2020 regiao crz numero corona29 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01