21 08 2020 geral primeira vacina brasilCom nome de Versamune-CoV-2FC, a vacina que visa prevenir a infecção por covid-19, desenvolvida inteiramente por uma empresa brasileira de biotecnologia (Farmacore), em parceria com a PDS Biotechnology Corporation, ganha apoio financeiro e está prestes a receber aprovação para financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para acelerar o desenvolvimento dos testes necessários para habilitação da imunizante perante a Anvisa.

A vacina é a combinação de uma proteína SARS-CoV-2 recombinante, a uma tecnologia patenteada para a ativação das células T. De acordo com a Farmacore a junção das tecnologias é um caminho novo, extremamente promissor, para uma vacina de efeito duplo e seguro no combate ao coronavírus. "A tecnologia de produção da vacina é de fácil escalonamento, o que possibilitará sua fabricação em território brasileiro e licenciamento aos demais países”, explica Helena Faccioli, CEO da desenvolvedora. 

Imunizante 

O Projeto prevê a produção e teste de um antígeno composto pelas proteínas S do SARS-Cov2 (Covid 19) juntamente com nove imunogênicos capazes de provocar uma resposta imunológica para produção de anticorpos de combate ao coronavírus. A seleção destas regiões imunogênicas foi realizada por análise bioinformática para maximizar o carregamento no sistema de defesa humano e ativação dos linfócitos T (especificamente os linfócitos CD4+ e CD8+, que são os guerreiros de frente no reconhecimento do vírus e combate aos mesmos).

"Esta é uma inovação importante para diferenciar esta vacina daquelas que estão sendo testadas mundo afora, pois ao mesmo tempo em que induz a produção de anticorpos pelo mecanismo do antígeno da proteína do vírus - imunidade adaptativa - também reforça sobremaneira a resposta imunológica diretamente no sistema de defesa celular (defesa inata)", diz Helena.


14 01 2021 regiao crz numero corona14 01 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01