03 06 2021 esportes eliminatorias 6 meses argentinaDepois de quase seis meses de hiato, as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar serão retomadas nesta quinta-feira (03/06), com a disputa de quatro dos cinco jogos da sétima rodada do torneio antes da controversa Copa América, a ser realizada no Brasil.

O duelo entre a vice-líder Argentina e o Chile, que precisa se recuperar na competição, é o destaque da rodada. Bolívia x Venezuela, Uruguai x Paraguai e Peru x Colômbia são os outros confrontos. A seleção brasileira joga na sexta diante do Equador.

A quinta e sexta rodadas das Eliminatórias seriam disputadas em março, mas no início daquele mês a Conmebol decidiu adiar as partidas em razão do agravamento da covid-19.

Na ocasião, a entidade argumentou que "a impossibilidade de contar com todos os jogadores sul-americanos a tempo" foi determinante para o adiamento das partidas, que ainda não têm datas definidas. A menção diz respeito às barreiras sanitárias impostas por vários países e as regras da Fifa que dão aos clubes o direito de não liberar jogadores a seleções que atuem em países onde a covid-19 não está controlada, caso do Brasil, por exemplo.

Mesmo com a pandemia ainda descontrolada em boa parte da América do Sul, a Conmebol nem pensou em adiar mais confrontos e as seleções entram em campo nesta quinta. A Argentina, liderada por Lionel Messi, é, ao lado do Brasil, as únicas seleções invictas na competição. Com dez pontos, fruto de três vitórias e um empate, o time do técnico Lionel Scaloni quer mais um triunfo para dormir na liderança. Já o Chile ocupa apenas a sexta colocação, com quatro pontos, e venceu somente uma partida até aqui, diante do Peru, por 2 a 0.

A partida no Estádio Único de Santiago del Estero opõe uma Argentina que tem jogado de forma pragmática, mas conseguido os resultados, e um Chile irregular e que precisa de ajustes para encaixar e engrenar nas Eliminatórias.

Lionel Scaloni, em coletiva, já adiantou a escalação da Argentina: Emiliano Martinez; Juan Foyth, Cristian Romero, Lucas Martínez Quarta, Nicolás Tagliafico; Leandro Paredes, Lucas Ocampos, Rodrigo De Paul, Ángel Di María; Lionel Messi e Lisandro Martínez.

Scaloni revelou que os testes do goleiro Armani e do lateral Montiel, que tiveram coronavírus em maio, voltaram a dar positivo. Como o governo da província de Santiago del Estero, onde será disputado o jogo, não permite a entrada de pessoas com PCR positivo, os dois jogadores do River Plate viraram desfalques. Além disso, o treinador indicou que Agüero não deve atuar porque a tendência é de que fique treinando para retomar a melhor condição física.

"Chegamos confiantes, com uma ideia clara. O rival é difícil e complicado, mas sabemos muito bem o que temos de fazer", disse o treinador da Argentina.

Já a seleção do Chile terá um importante desfalque: o meio-campista Arturo Vidal, que atua na Internazionale, precisou ser hospitalizado em Santiago após ter sido infectado pelo novo coronavírus.

A comissão médica da seleção chilena informou que Vidal apresentava um quadro febril. Horas depois, a Associação de Futebol Profissional (AFNP, na sigla em espanhol), que comanda o futebol no Chile, divulgou que ele testou positivo para a covid-19 no exame realizado na segunda-feira.

Vidal, que apresenta um quadro de amidalite pultácea severa, já havia sido isolado do resto do grupo, como medida preventiva adotada pela equipe médica. O Chile não apresentou outros quadros positivos do novo coronavírus nos testes de segunda-feira.

OUTROS JOGOS - Na abertura da sétima rodada, às 17h (de Brasília), a lanterna Bolívia, com apenas um ponto somado, aposta na altitude de La Paz para derrotar a Venezuela, oitava colocada, com três.

Mais tarde, às 19h, uruguaios e paraguaios se enfrentam em Montevidéu. Ambos somam seis pontos e estão colados na tabela, ocupando a quinta e quarta colocações, respectivamente.

O Uruguai não poderá contar com o meio-campista Arrascaeta. O jogador do Flamengo testou positivo para a covid-19 pela segunda vez. Mas a ausência dele nem deve ser a mais sentida, já que o atacante e ídolo Cavani também é baixa. Machucados, Darwin Núñez, Maxi Gómez e Christian Stuani também não estão disponíveis.

O trunfo da" "Celeste" é o grande momento que Suárez vive após conquistar o título da Liga Espanhola com o Atlético de Madrid. "Venho com muita vontade depois de terminar a temporada como fiz, com a satisfação ao máximo, curtindo muito o momento e feliz por voltar à seleção nacional", disse o artilheiro das Eliminatórias, com quatro gols.

No encerramento do dia, o Peru encara a Colômbia, que não terá seu principal jogador, James Rodríguez. Ele foi desconvocado pelo técnico Reinaldo Rueda, que entendeu que o meio-campista do Everton não está na forma física ideal. Os peruanos somam apenas um ponto e amargam o penúltimo lugar, enquanto que os colombianos aparecem no sétimo posto, com quatro.


 

20 06 2021 regiao crz numero corona20 06 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01