21 05 2020 regiao taubate unitau retorno aulasA reitora da Universidade de Taubaté (Unitau), Nara Lucia Perondi Fortes, publicou um ato administrativo que prevê o retorno das aulas presenciais para os cursos a partir de 1º de junho. A publicação é de terça-feira (19/05) e define um cronograma de retorno gradual das atividades na instituição.

Segundo o documento, a partir da próxima segunda-feira (25/05) será permitida a volta de atividades presenciais em disciplinas com previsão de prática profissional e de prática em estágio dos cursos da área de biociências, como medicina. A partir de 1º de junho, estão permitidas as aulas presenciais dos demais cursos.

Apesar de ser uma autarquia e ter autonomia legal diante da prefeitura, a universidade vai em direção oposta às orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus de Taubaté. Com base na análise feita pelo comitê, a prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal e não há previsão de retorno.

O comunicado da Unitau destaca ainda que haverá protocolos de saúde e de prevenção ao contágio do coronavírus para serem respeitados.

Procurado, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus de Taubaté informou que o ato normativo da Unitau vai ser objeto de análise do órgão.

Explicação

Procurada a Unitau afirmou que a decisão foi pautada em "assegurar a saúde de toda a comunidade acadêmica" e que foi baseada na relação entre o projeto pedagógico de alguns cursos e seu respectivo calendário escolar.

A instituição explicou que a medida permite que, por exemplo, alunos dos últimos semestres do curso de medicina (turma 49, que deve ser concluída ainda neste semestre) poderão realizar atividades no internato em repartições de saúde para poder concluir o curso.

No caso de medicina, a universidade afirma que houve um abaixo-assinado para que fosse permitida a atuação prática, sem a qual não é possível estar apto a se formar. Por isso, o ato executivo permite a atuação em estágios obrigatórios supervisionados. A decisão caberá ao aluno, segundo a instituição.

A Unitau informou que a atuação não será em locais de tratamento da Covid-19. Sobre os protocolos de segurança, a universidade destacou que o Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina (Sesmo) está definindo as regras de todas as unidades de ensino.

A instituição disse que seguirá "rigorosamente as regras da vigilância sanitária, como distanciamento, colocação de displays com álcool em gel, uso de máscara, aferição de temperatura, tudo o que garanta a saúde" de alunos e professores.

A Unitau ressaltou que a atitude "flexibiliza a quem quiser a conclusão de seu curso no tempo previsto antes da paralisação provocada pela pandemia".

O cronograma definido pela Unitau estabelece uma retomada gradual:

O Núcleo Docente Estruturante do Curso, em conjunto com a supervisão de estágio, deverá organizar o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, publicadas e orientadas aos alunos;

O planejamento a ser apresentado pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso deverá ser apreciado pelo Conselho de Departamento e, após aprovado, encaminhado à Pró-reitoria de Graduação para homologação;

A partir do dia 20 de maio, será permitido o retorno às atividades relacionadas à prática profissional em estágio e concedida a possibilidade de cumprimento das horas requeridas no desenvolvimento do estágio supervisionado dos cursos da Universidade de Taubaté, que utilizem de Tecnologia de Informação e Comunicação, para que o futuro profissional vivencie situações reais de trabalho remoto;

A partir do dia 25 de maio, de forma gradual e após liberação por parte das Instituições que disponibilizam os campos de estágio, será permitida a realização das atividades presenciais das disciplinas, com previsão de prática profissional e de prática profissional em estágio, dos cursos da área de biociências da Universidade de Taubaté;

A partir do dia 1º de junho, será permitido o retorno gradual das aulas presenciais para as disciplinas com previsão de atividades práticas, práticas em laboratório e prática profissional em estágio para os demais cursos da Universidade de Taubaté.


28 09 2020 regiao crz numero corona

28 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01