25 09 2019 regiao tau relatorio cpiEm meio a críticas da oposição, a Câmara de Taubaté aprovou nessa terça-feira o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte. O texto, de autoria do vereador Dentinho (PV), recebeu oito votos favoráveis e um contrário, de Orestes Vanone (PV).

Outros três parlamentares - Digão (PSDB), João Vidal (PSB) e Adauto da Farmácia (Cidadania) - estavam no plenário, mas se abstiveram de votar.

A principal crítica ao relatório foi com relação ao fato de que, mesmo após um ano e meio de CPI, o texto de 66 páginas não trazer nenhum fato novo ou avanço com relação às reclamações rotineiras de passageiros, que levaram à criação da comissão.

Quase metade das páginas do relatório (29) apenas reproduziram as transcrições das três oitivas realizadas - do secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Guilherme Perez, do procurador-geral, Jayme Rodrigues de Faria Neto, e do diretor da ABC Transportes, Manoel Adair dos Santos. Até material apresentado pela prefeitura em audiências sobre o PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana) foi reproduzido, ocupando outras 24 páginas do documento.

No fim, em uma folha e meia, o relatório faz recomendações à prefeitura, como: não renovar o contrato com a ABC - que se encerra apenas em 2024, mas pode ser prorrogado por mais 10 anos -, sob alegação de que a concessionária não presta o serviço de forma adequada; revisar o valor das multas aplicadas nos casos de descumprimento de horários e itinerários; e ampliação da frota, principalmente em horários de pico.

Inicialmente, a CPI foi proposta pela oposição, e tinha como objetivo apurar também eventuais falhas do governo Ortiz Junior (PSDB) no setor. No entanto, após manobra da base governista, a comissão ficou sob o controle de aliados do tucano e centrou fogo somente na atuação da ABC.

"Uma lauda e meia de relatório? Isso é um absurdo. Nós vereadores temos que fiscalizar quem? A prefeitura. Mas a prefeitura não recebe nenhuma penalidade no relatório", reclamou Digão. "Uma página e meia é o que resultou de um ano e meio de CPI. Esse relatório não me contempla. É brando, suave, quase uma passada de pano", criticou Vidal.


21 09 2020 regiao crz numero corona

21 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01