24 09 2019 regiao sjc greve embraerTrabalhadores da Embraer entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (24/09) na unidade de São José dos Campos (SP). A paralisação foi aprovada por funcionários do 1° turno e do setor administrativo. Ainda deve ocorrer assembleia com trabalhadores do 2° turno.

Durante a assembleia, a Polícia Militar foi acionada para garantir o acesso ao trabalho por trabalhadores que não quiseram aderir ao movimento grevista.

A greve foi desencadeada após um impasse na campanha salarial dos trabalhadores do setor aeronáutica. Sem acordo, a Embraer decidiu aplicar, por liberalidade, um reajuste de 3,28% nos salários dos trabalhadores das unidades de São José dos Campos e Taubaté.

O reajuste aplicado pela Embraer, a ser pago já neste mês de setembro, considera a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Por outro lado, a categoria pede 3% de aumento real, reposição da inflação e renovação das cláusulas sociais sem a retirada de direito dos trabalhadores.

A discussão sobre o reajuste envolve também outras empresas do setor aeronáutico e que são representadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). São elas a Latecoere, em Jacareí; e Sonaca, Pesola, Alestis e Aernnova, em São José dos Campos.

Impasse

A Embraer diz que o sindicato sequer apresentou a última oferta feita pela Fiesp aos trabalhadores. Essa proposta contempla o pagamento de um abono no valor bruto de R$ 4 mil ou o reajuste pelo INPC. A informação é rebatida pelo sindicato.

Essa mesma proposta da Fiesp, que prevê o pagamento do abono, foi aprovada em plebiscito pelos trabalhadores da fabricante em Botucatu - lá os trabalhadores vão receber abono de R$ 4 mil, cada um. O acordo foi mediado pelo sindicato da cidade.

Os trabalhadores de unidades e escritórios da Embraer em São Paulo, Campinas, Gavião Peixoto e Sorocaba também só vão receber, por enquanto, a correção salarial da inflação.


21 09 2020 regiao crz numero corona

21 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01