23 09 2019 regiao jacarei upaAberta há cerca de três anos, a UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, realiza, atualmente, cerca de 19 mil atendimentos por mês. O número representa cerca de 40% a mais do que era esperado pelo município para receber na unidade.

Segundo o governo Izaias Santana (PSDB), o contrato fechado com a OS (Organização Social) responsável pelo atendimento no local previa a capacidade de cerca de 13,5 mil pessoas por mês para que o atendimento fosse feito no tempo recomendado. O número, segundo a prefeitura, previa uma 'sobra' de 5 mil pessoas com relação ao trabalho que já era feito na Santa Casa, onde passavam 8,5 mil pacientes no pronto atendimento mensalmente. No entanto, a UPA já chegou a registrar cerca de 22 mil pessoas no período de 30 dias.

"A consequência é ampliar o tempo de espera dos casos não urgentes e diminuir o tempo dedicado a cada paciente", afirmou o prefeito em entrevista para a Rádio Mensagem.

A problemática, segundo o próprio chefe do Poder Executivo, é seguida da falta de 10 médicos do programa 'Mais Médicos', do governo federal, e, também, por outros problemas estruturais.

"A gente tenta repor com o médico cadastrado pela hora consulta, mas nem sempre isso é o ideal", contou. "Esse sintoma só é real exatamente pelas fragilidades do atendimento na rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Nosso esforço coletivo tem que ser para dar maior resolutividade, maior atenção e maior atendimento nas nossas UBSs", continuou, o prefeito Izaias.

Em nota, a prefeitura informou que precisou aumentar o número de médicos e outros profissionais, e que, ainda atribui o aumento no número de pacientes a outros motivos.

"A crise econômica e o desemprego provavelmente são os fatores mais importantes. A melhoria do atendimento também é um fator que justifica o aumento da demanda", disse.


23 09 2020 regiao crz numero corona

23 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01