31 07 2019 regiao jambeirO mp fraudeO Ministério Público realiza na manhã desta quarta-feira (31/07) uma operação que apura fraude no sistema de transporte escolar em Jambeiro (SP). Ao todo, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão na cidade e em outros seis municípios.

A operação 'Linha Certa' faz parte de uma investigação que apura associação criminosa na Prefeitura de Jambeiro na licitação e execução do transporte escolar. De acordo com o órgão, integrantes do Executivo e Legislativo manipulavam a licitação em benefício de parentes.

A investigação apontou que agentes públicos, principalmente de vereadores, além da vice-prefeita de Jambeiro, gerenciavam a distribuição das linhas de transporte escolar favorecendo pessoas próximas e familiares, entregando as linhas mais rentáveis. O transporte escolar na cidade é feito no modelo de concessão, com pagamento feito de acordo com o volume de alunos e viagens.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a investigação identificou transferências bancárias a contas particulares de pessoas ligadas àquelas autoridades públicas, contratos firmados com possíveis “testas de ferro” e falsidade ideológica de documentos.

Há ainda relatos de irregularidades nos veículos utilizados, colocando em risco a segurança dos alunos, além de casos de sabotagem nos veículos de quem se opunha ao esquema.

Nesta manhã, policiais militares cumprem mandados de busca e apreensão na Câmara e Prefeitura de Jambeiro. Também há buscas em endereços em Caçapava, Taubaté, Jacareí, Santa Branca, Cruzeiro e Biritiba-Mirim.

O MP não informou os valores encontrados nas transferências bancárias ou a relação de cargos alvo dos mandados.

Em 2018, a Prefeitura de Jambeiro gastou cerca de R$ 933 mil no transporte de alunos, conforme dados disponíveis no site da administração municipal.

A ação conta com Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e policiais militares do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia. O G1 tenta contato com a Prefeitura e Câmara de Jambeiro.


21 10 2020 regiao crz numero corona21 10 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01