31 07 2019 regiao taubate reajuste onibusApós representação de três vereadores, o Ministério Público instaurou na terça-feira (30/07) um inquérito civil para apurar supostas irregularidades no reajuste da tarifa de ônibus de Taubaté. Autorizado pelo prefeito Ortiz Junior (PSDB) no último dia 16, o reajuste de R$ 0,40 na passagem deve entrar em vigor nessa quinta-feira, dia 1º de agosto.

Na representação, os vereadores Digão (PSDB), João Vidal (PSB) e Loreny (Cidadania) apontaram supostas irregularidades no reajuste, como a não realização de audiências públicas para debater o aumento e o fato de a medida não ter sido analisada pelo Conselho Municipal de Transporte Coletivo.

O jornal mostrou esse mês que, embora tenha sido criado em 1999, o conselho não está constituído - pela legislação municipal, cabe ao órgão analisar pedidos de reajuste da tarifa. "Uma das coisas que a gente apontou é a falta de audiência pública, de ouvir a população sobre a questão da transparência desse aumento", disse Digão.

O inquérito foi instaurado pelo promotor Walter Rangel de França Filho. Na representação, os vereadores ressaltam que, por problemas semelhantes, o reajuste da passagem de ônibus em São José dos Campos está suspenso pela Justiça desde janeiro.

Para os parlamentares, o mesmo deveria ocorrer em Taubaté. "Que haja suspensão do aumento, do reajuste da passagem de ônibus, previsto para essa quinta-feira, até que seja cumprido o que está previsto na lei", afirmou Loreny.

"A gente sai bem satisfeito dessa reunião [no MP]. O promotor deu sinais, deu indícios de que concorda com a nossa tese, que claro está sustentada em lei", disse Vidal.

Outro lado

Questionado pela reportagem, o governo Ortiz alegou que o reajuste foi determinado com base em um acordo judicial firmado em 2015, em uma ação em que o MP apontava falhas no contrato do transporte. Pelo acordo, a revisão leva em conta quatro fatores: a variação de salários dos funcionários da concessionária (peso 0,58), a inflação (peso de 0,14), a variação do preço dos veículos (peso de 0,13) e também a variação do preço médio do óleo diesel no município (peso de 0,12).


21 10 2020 regiao crz numero corona21 10 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01