31 07 2019 regiao sjc fila remedioA farmácia de medicamentos de alto custo ficou lotada na tarde de terça-feira (30/07) em São José dos Campos (SP). Pacientes reclamam que atraso na liberação de medicamentos estaria causando demora e, por consequência, lotação no local.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que eventuais falhas nos envios dos medicamentos podem causar atrasos. (leia mais abaixo)

Rosana Barreto disse que ficou por 3h esperando para pegar o medicamento do filho e que esse tem sido o tempo médio de espera nos últimos meses.

"Era pra ele ter sido liberado no dia 15, mas só foi liberado ontem, então eu teria só até amanhã pra pegar", disse. "A hora que eu cheguei o pessoal estava na fila sentado do lado de fora", falou.

Rubens Braga disse que estava há três meses sem conseguir pegar o medicamento que precisa tomar e também relatou a mesma situação. "Todas essas pessoas não estavam recebendo a medicação. Elas olharam no site, viram que chegou e foram lá pegar, porque se vira o mês não conseguimos mais", disse. "A gente passa um sufoco, mas hoje extrapolou", falou.

Fernando Andrade tem insuficiência renal e também depende de remédios da farmácia de alto custo. Segundo ele, a espera tem ficado pior nos últimos dois meses. "Às vezes não vem todos os medicamentos. Às vezes vem dois e falta um terceiro", disse.

O que dizem prefeitura e Estado

A Prefeitura de São José dos Campos informou que os medicamentos e a logística de distribuição são de responsabilidade do governo do Estado e que as datas da distribuição são definidas a partir da liberação dos medicamentos pela rede estadual.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que concentra os esforços para atender a população, mas que eventuais falhas nos envios dos medicamentos podem causar atrasos.


21 10 2020 regiao crz numero corona21 10 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01