23 07 2019 regiao trem intercidadesPromessa do Estado, o Trem Intercidades pode tornar-se um 'negócio da China'.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vai visitar o país asiático no mês de agosto em busca de investimentos para a implantação do projeto, que ligará o Vale do Paraíba à região de Campinas, passando pela capital.

A ideia do governo estadual é lançar o chamamento público para avanços no projeto ainda neste ano.

"Vamos à China no dia três de agosto, um dos projetos que vamos levar é o Trem Intercidades, estamos convencidos de que em programa de concessão, os investidores chineses estarão entre os mais desejosos de investir nessa linha", disse o governador paulista em entrevista.

Doria ainda afirmou que o processo licitatório deve ser iniciado em breve. Em maio, ele havia afirmado que um aditivo contratual do governo federal sairia ainda no mês de julho, o que seria a premissa para que o Estado pudesse licitar o projeto.

Inicialmente o projeto teria na RMVale apenas uma parada em Aparecida, para explorar o turismo religioso, posteriormente foi decidido que o Trem teria uma parada programadas também em São José dos Campos.

"São duas unidades, uma que vai até Campinas e outra a São José dos Campos, as duas estão em andamento, os processos estão caminhando com o apoio do governo federal e do Ministério da Infraestrutura e Serviços, em breve poderemos fazer o processo licitatório, até o mês de outubro teremos mais novidades, mas o protocolo já foi assinado, a ideia está mantida", explicou Doria.

O governo do Estado ainda realizou uma reunião com o Banco Mundial, para a análise da viabilidade financeira do projeto. O custo estimado seria de R$ 5,4 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão sairiam dos cofres do Estado e o restante por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) feita pelo governo.

Em uma entrevista anterior, o governador havia dito que empresas estrangeiras já haviam manifestado interesse no projeto do Trem.

O projeto está previsto para sair do papel em 2021.

Projeto

Vitrine do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), a proposta inicial do Trem Intercidades foi apresentada durante o ano de 2012. O projeto ferroviário tinha como meta interligar as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista.

Na época, a cidade de Campinas havia sido escolhida para iniciar o projeto por ter maior demanda: 68.384 passageiros ao dia.

A RMVale vinha em seguida, com 48.392 usuários ao dia.

A Baixada Santista (32.564) e Sorocaba (20.440) apareciam na sequência. O trecho do Vale, no entanto, seria o último a ser concluído.


03 03 2021 regiao crz numero corona03 03 2021 regiao crz numero corona

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01