Promessa do Estado, o Trem Intercidades pode tornar-se um 'negócio da China'.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vai visitar o país asiático no mês de agosto em busca de investimentos para a implantação do projeto, que ligará o Vale do Paraíba à região de Campinas, passando pela capital.
A ideia do governo estadual é lançar o chamamento público para avanços no projeto ainda neste ano.
"Vamos à China no dia três de agosto, um dos projetos que vamos levar é o Trem Intercidades, estamos convencidos de que em programa de concessão, os investidores chineses estarão entre os mais desejosos de investir nessa linha", disse o governador paulista em entrevista.
Doria ainda afirmou que o processo licitatório deve ser iniciado em breve. Em maio, ele havia afirmado que um aditivo contratual do governo federal sairia ainda no mês de julho, o que seria a premissa para que o Estado pudesse licitar o projeto.
Inicialmente o projeto teria na RMVale apenas uma parada em Aparecida, para explorar o turismo religioso, posteriormente foi decidido que o Trem teria uma parada programadas também em São José dos Campos.
"São duas unidades, uma que vai até Campinas e outra a São José dos Campos, as duas estão em andamento, os processos estão caminhando com o apoio do governo federal e do Ministério da Infraestrutura e Serviços, em breve poderemos fazer o processo licitatório, até o mês de outubro teremos mais novidades, mas o protocolo já foi assinado, a ideia está mantida", explicou Doria.
O governo do Estado ainda realizou uma reunião com o Banco Mundial, para a análise da viabilidade financeira do projeto. O custo estimado seria de R$ 5,4 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão sairiam dos cofres do Estado e o restante por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) feita pelo governo.
Em uma entrevista anterior, o governador havia dito que empresas estrangeiras já haviam manifestado interesse no projeto do Trem.
O projeto está previsto para sair do papel em 2021.
Projeto
Vitrine do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), a proposta inicial do Trem Intercidades foi apresentada durante o ano de 2012. O projeto ferroviário tinha como meta interligar as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista.
Na época, a cidade de Campinas havia sido escolhida para iniciar o projeto por ter maior demanda: 68.384 passageiros ao dia.
A RMVale vinha em seguida, com 48.392 usuários ao dia.
A Baixada Santista (32.564) e Sorocaba (20.440) apareciam na sequência. O trecho do Vale, no entanto, seria o último a ser concluído.