Líder de assassinatos da RMVale, a cidade de Caraguatatuba terá um pacote de segurança e cobrou do Estado a implantação de um Caep (Companhia de Ações Especiais da Polícia) no município do Litoral Norte.
Em entrevista o prefeito Aguilar Junior (MDB) afirmou que protocolou pedido para instalação da Companhia em Caraguá. Durante a campanha eleitoral, no ano passado, o hoje governador João Doria (PSDB) havia prometido que instalaria um Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) no município, mas, recentemente, disse que a implantação ainda será avaliada pelo governo.
"Fiz o pedido para a instalação [do Caep em Caraguá]. É sempre mais uma força, falar que vai atender 100% [dos problemas com o crime] não posso dizer pois não sou especialista, mas vai ajudar. Com o Caep, acredito muito nessa melhora", disse Aguilar em entrevista.
Ao todo, Caraguatatuba registrou 13 homicídios e 2 latrocínios entre janeiro e maio deste ano, empatando com São José dos Campos na liderança entre as cidades do Vale do Paraíba e sendo o quarto município de todo o interior de São Paulo, conforme revelou reportagem.
Em relação ao mesmo período do ano passado, há um aumento de 87,5% na soma de homicídios e latrocínios -- passando de 8 para 15.
Pacote
De acordo com o prefeito, o Poder Executivo prepara um pacote de ações para auxiliar no combate ao crime.
Até o fim do ano, por exemplo, 54 câmeras de monitoramento devem ser instaladas no município -- hoje, apenas a região central conta com esse tipo de acompanhamento.
Além disso, recentemente o Legislativo aprovou a criação da Guarda Municipal da cidade, que deve ser implantada nos próximos meses.
"Geralmente, os homicídios estão ligados com a questão do tráfico de drogas. Nós temos mapeado esses pontos, inclusive o projeto de câmeras foi focado nisso", disse.
"Com as câmeras, a Guarda e o estreitamento de parcerias com a polícia, a gente vai conseguir diminuir esses índices", afirmou o prefeito.
Assim como em Taubaté, Doria pretende avaliar a instalação da unidade no Litoral
Durante a campanha eleitoral no ano passado, o atual governador João Doria (PSDB) prometeu que instalaria na região dois Baeps (Batalhões de Ações Especiais da Polícia), considerada a tropa de elite da Polícia Militar: um em Taubaté, que seria o primeiro da gestão, e outro em Caraguá.
Já eleito, o tucano mudou o discurso, e, no fim do mês passado, inaugurou em Taubaté um Caep (Companhia de Ações Especiais da Polícia), braço do Batalhão de São José dos Campos e com um terço do efetivo prometido.
Durante a inauguração, o governador colocou em dúvida o Baep de Caraguá, dizendo que a implantação ainda seria avaliada pelo governo.