17 06 2019 regiao jacarei sem vacinaApós a confirmação da morte de uma adolescente por influenza, responsáveis por mais de 360 estudantes de São José dos Campos e Jacareí aguardam providências dos municípios. A vítima da doença morreu durante uma viagem a Porto Seguro, na Bahia, onde mais duas pessoas que tiveram contato com a adolescente encontram-se em estado de observação.

As três pacientes tiveram exames confirmados para o subtipo H3N2.

O mesmo pacote de viagem, comumente feito por estudantes do ensino médio, foi realizado por 292 estudantes de São José e 70 de Jacareí.

De acordo com a Forma Turismo, responsável pela excursão, a empresa informou todos os responsáveis pelos alunos assim que obteve a informação de que a estudante estava com suspeita de H1N1 -- posteriormente confirmada para H3N2.

"No caso de Porto Seguro, para onde a empresa embarca passageiros há 20 anos, não há a exigência da vacinação contra quaisquer doença, entre elas a Influenza", informou a agência, em nota.

Aline Freitas, moradora de São José dos Campos, relata preocupação com a namorada do filho, que esteve na mesma excursão de viagem.

"Procuramos a prefeitura e ninguém tem resposta para nada. Estamos falando da vida de jovens. A prefeitura podia fazer um trabalho com esses adolescentes", disse.

Fabrício Cunha, pai de uma estudante de 16 anos que também integrou a viagem, relatou que a estudante chegou doente em casa. Ela foi levada para um hospital particular, onde a médica informou que não teria exame comprovatório para a doença, mesmo que, alguns dos sintomas apresentados por ela, se enquadrassem na Influenza.

O pai comprou uma medicação de R$ 289 para a filha, que apresentou melhora nesta terça. Segundo ele, servidores da Secretaria de Saúde o ligaram para detalhar o monitoramento feito pelo município.

"Foram bem detalhistas, cuidadosos. É nítido que estão atentos a possíveis novos casos", disse Cunha.

Providências

A prefeitura de Jacareí informou que realiza atividades preventivas, orienta os pais, e que realizará, na quinta-feira, uma reunião na escola em que estudava a vítima da doença.

Em São José, a prefeitura informou que monitora casos e orientou unidades públicas e privadas sobre casos suspeitos.

Em ambas as cidades, a vacina contra a Influenza não está mais disponível.


03 03 2021 regiao crz numero corona03 03 2021 regiao crz numero corona

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01