16 07 2019 regiao maria fumacaO 'empréstimo' da Maria-Fumaça de Taubaté para a EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão) gerou discussão nesse fim de semana, nas redes sociais. A confusão começou no domingo (14/07), após o governador João Doria (PSDB) postar em seu perfil no Facebook que, graças a um convênio com a Prefeitura de Taubaté, o passeio de trem em Campos havia sido reativado.

Na sequência, foi a vez do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), postar que o veículo havia sido transferido "momentaneamente" para a EFCJ. Foi o suficiente para que moradores da cidade questionassem qual seria o benefício do município com o convênio.

A repercussão foi tão grande que o prefeito teve que postar nessa segunda-feira um longo texto, detalhado, explicando o que houve. Desativada desde 2013 após alagamento no Parque do Itaim, a Maria-Fumaça começou a ser recuperada em 2015, mas, após receber R$ 436 mil pelo serviço, a empresa contratada faliu e passou a alegar que não tinha condições de devolver o trem - a sede dela fica em Campinas. Além disso, o único servidor da prefeitura que operava o veículo morreu no início desse ano.

Pelo convênio firmado, o governo estadual se comprometeu a fazer o traslado da Maria-Fumaça, que foi levada a Campos do Jordão para ser avaliada na oficina da EFCJ. Durante a temporada de inverno, o veículo vai operar na Serra da Mantiqueira. Nesse período, funcionários da prefeitura serão capacitados. Depois, até o fim do ano, o trem retornará ao Parque do Itaim.


28 02 2021 regiao crz numero corona28 02 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01