21 06 2021 regiao sjc estudo unicampA cidade de São José dos Campos foi escolhida pela Universidade de Campinas (Unicamp) para participar de um estudo sobre a Covid-19.

Os pesquisadores vão fazer o que chamam de 'inquérito sorológico', para identificar quantas pessoas tiveram contato com o vírus. Após os testes, eles ainda vão avaliar as amostrar positivas para mapear quais e quantas variantes circularam na cidade.

Para a pesquisa, vão ser aplicados em São José 500 testes, que vão ser distribuídos nas várias regiões da cidade. Para isso, vão ser coletadas amostras de sangue que depois vão ser encaminhadas à Unicamp para análise. Além da cidade, outras 11 no estado de São Paulo fazem parte do estudo. A proposta é analisar o contágio da doença no estado.

Os testes começam a ser aplicados ainda este mês. Os moradores testados vão ser escolhidos pelos pesquisadores e eles decidem se querem ou não se submeter ao estudo. Para Alessandro Farias, professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e coordenador do estudo, a pesquisa é uma oportunidade de ter uma estimativa mais precisa da doença.

"Estamos subnotificados, no Brasil só testamos sintomáticos e a maior parcela das pessoas é assintomática. Queremos ter uma estimativa real da incidência da doença", afirmou.

A pesquisa, incluindo a coleta de amostras e análises em laboratório, vai custar cerca de R$ 2 milhões. O valor é custeado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), investido com o valor de multas pagas por empresas em ações trabalhistas.

A proposta do órgão com o financiamento é, além do mapeamento, identificar quais as profissões mais expostas a riscos. Antes da testagem, o voluntário vai responder a um questionário para entender qual a profissão, quais os riscos a que esteve exposto durante a pandemia, se esteve em home office.

Com o resultado, o MPT vai nortear ações para a retomada do trabalho presencial. “A gente quer entender quais profissões são mais ou menos suscetíveis a infecção. A partir do dado, o Ministério do Trabalho poderá cobrar medidas de proteção, sabendo o quão vulnerável são essas pessoas”, conta o docente.

Ainda segundo a Unicamp, o resultado do estudo deve auxiliar as prefeituras a planejar ações de combate à pandemia e indicar as regiões dos municípios que são mais vulneráveis à doença.

Além de São José dos Campos, os testes serão realizados nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara e Campinas.


20 07 2021 regiao crz corona faixa etaria20 07 2021 regiao crz numero corona20 07 2021 regiao crz vacinometro

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01