08 04 2021 regiao codivap deficit vacinasA Codivap (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba) apresentou um levantamento em que aponta ao governo estadual um déficit de cerca de 95 mil vacinas contra a Covid-19 na RMVale.

Segundo a entidade, as doses seriam destinadas a públicos que já são contemplados pelo programa de imunização, mas que não receberam a aplicação após os municípios terem recebido quantitativo insuficiente. À reportagem, o Estado cobrou o fornecimento de mais vacinas do Ministério da Saúde e a atualização da plataforma Vacivida pelos municípios da região.

No ofício, a Associação aponta que há a necessidade de complementação de doses de vacinas faltantes na região dentro das faixas etárias já atendidas pela campanha e os profissionais de saúde excedentes. O texto destaca a existência da 'população flutuante' na região.

"Há de se considerar o advento de em boa parte das cidades da região, classificadas turísticas, estâncias ou balneárias, termos uma população adicional, isto é, denominada como flutuante e que buscam refúgio de grandes centros urbanos habitando ou morando nesta temporada da pandemia em nossos municípios. Inclusive, boa parte destes idosos e que neste caso procuram a vacinação em nossas unidades locais", diz trecho do texto.

No levantamento, a Codivap aponta que em São José dos Campos, por exemplo, 55.993 profissionais da saúde ainda não teriam tomado a vacina contra o vírus. Com os demais públicos já atendidos pela campanha, a cidade chegaria a um déficit de 64.827.

As únicas cidades da região cujo déficit não teria sido registrado pelo levantamento são Areias, Cunha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra e Tremembé.

Cobrança

Em vídeo fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde, a coordenadora do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 cobra o fornecimento de mais vacinas pelo Ministério da Saúde, do governo federal e, também o registro das vacinas já aplicadas pelos municípios da região.

"É fundamental que os municípios apoiem o Estado na solicitação ao Ministério da Saúde de mais doses, precisamos de mais vacinas, com mais vacinas poderemos assim abrir novos públicos alvos", disse. "Vale ressaltar que o Vale do Paraíba já recebeu 421 mil doses de vacina, sendo que na última semana 40 mil doses foram entregues ao Vale do Paraíba, a todos os municípios do Vale e nós temos nesse momento, no registro da plataforma Vacivida, que é uma plataforma que traz gestão e transparência de uma forma nominal aos municípios de cada paciente que tomou a sua vacina, 361 mil doses registradas nessa plataforma. Portanto, 59 mil doses ainda precisam ser registradas ou aplicadas. Então, a gente conta com a colaboração de todos os municípios do Vale do Paraíba e de todo o estado de São Paulo para que ela possa ter na plataforma Vacivida a realidade do seu município", disse.


12 04 2021 regiao crz numero corona12 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01