07 04 2021 regiao ss estacao energiaA EDP, distribuidora de energia elétrica iniciou nesta semana as obras da ETD (Estação de Transformação de Energia) Olaria, em São Sebastião.

De acordo com a concessionária, com investimento de mais de R$ 23 milhões, a ETD beneficiará aproximadamente 15 mil unidades consumidoras diretamente, entre residências, comércios e indústrias.

A expectativa é de que a nova estação possa expandir a capacidade do sistema energético da cidade em 24%.

Localizada no bairro que leva o mesmo nome da instalação, a subestação Olaria está em fase de construção, e a previsão para sua finalização é dezembro deste ano. "A obra visa a acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico da região nos próximos anos e também trazer mais robustez e flexibilidade operacional ao sistema existente do município", disse a EDP, em nota.

Atualmente, São Sebastião conta com quatro subestações e, com a ETD Olaria deve passar dos atuais 123 MVA para 153 MVA.

Equipada com as últimas tecnologias relacionadas a eficiência, segurança e sustentabilidade, a nova subestação terá capacidade de 30 MVA, distribuídos entre seis alimentadores de média tensão.

A unidade contará também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e dois transformadores com óleo vegetal, reforçando os princípios de mitigação do impacto ao meio ambiente.

De acordo com a EDP, a estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operados e supervisionados de forma remota, via COI (Centro de Operação Integrado) da Companhia.

Rede aérea

Para conectar a ETD Olaria ao sistema da Distribuidora, está sendo construída uma nova rede aérea com 2,8 km de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, serão implantados 29 postes e instalados cinco equipamentos de proteção e de manobras de carga.

“Como parte do nosso robusto plano de investimentos previstos para este ano, esta obra tem como objetivos garantir a segurança do abastecimento de energia elétrica e reforçar a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia nesta importante região do estado”, afirma João Brito Martins, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil.


08 04 2021 regiao crz numero corona08 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01