07 03 2021 regiao prefeitos adotem medidasNa última sexta-feira (05/03), o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou recurso da Prefeitura de São José dos Campos e liberou a permanência do município na fase laranja do Plano SP, após o governo de São Paulo decretar que todos os municípios deveriam permanecer na fase vermelha, para reduzir a onda de contágio pela Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde.

A prefeitura de Taubaté seguiu os passos do prefeito de São José, Felicio Ramuth (PSDB); na noite de sexta (05/03), o prefeito José Saud (MDB), disse que vai entrar na Justiça segunda-feira para que a cidade siga na fase laranja.

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, também entrou com ação para manter a cidade na fase laranja, mas a liminar acabou indeferida e, depois, recebeu recomendação do Ministério Público para editar um decreto levando a cidade novamente para a fase vermelha. Ele porém, afirmou que recorreu da decisão. "Entendemos que é uma medida de justiça para a nossa economia e para a nossa população", disse.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do estado lamentou a iniciativa das cidades e disse que "vidas estão em jogo".

"O Estado de São Paulo, assim como a maior parte do País, passa pela fase mais aguda da pandemia de Covid-19. O momento, desta forma, exige atenção redobrada e responsabilidade de todos. As Prefeituras devem, na qualidade de tutoras das cidades, adotarem medidas que protejam a população e que garantam às pessoas segurança, e não o contrário", disse a nota, que continua.

"Face à movimentação jurídica da Prefeitura de São José dos Campos-SP, o Estado espera que, em tempo, os prefeitos reavaliem suas condutas e implementem ações sanitárias que resguardem os cidadãos e possam conter o avanço do Coronavírus. Vidas estão em jogo", finaliza.


08 04 2021 regiao crz numero corona08 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01