07 03 2021 regiao codivap consensoNa contramão de São José dos Campos e Taubaté, que defendem a manutenção da fase laranja do Plano SP, o prefeito de Jacareí e presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), Izaias Santana (PSDB) defendeu no sábado (06/03) que haja um consenso geral e criticou a judicialização do assunto.

Na sexta-feira, o TJ (Tribunal de Justiça) aceitou recurso da prefeitura manteve São José na fase laranja do Plano SP. O prefeito de Taubaté, José Saud, disse que vai entrar na Justiça segunda-feira pedindo para que a cidade se mantenha na fase laranja.

Para Izaias, a situação atual é difícil e precisa ser bem analisada. “Desde o início, estamos insistindo que essas questões não devem ser judicializadas. Se já é difícil para os governos, com diversas assessorias, médicos, profissionais, conhecendo a estrutura hospital, como está o avanço da pandemia, tomar decisões, imagina a Justiça analisando só sobre a ótica do direito. Esse é o pior dos caminhos”, disse Izaias.

Segundo ele, é importante sempre conversar para definir o melhor caminho. “Vamos insistir na política, vamos insistir na conversa, tivemos uma reunião na sexta-feira com o Marcos Vinholi (secretário de Desenvolvimento Regional) e vamos tentar fazer mais uma na segunda-feira e torcemos para que, via governo do estado ou Judiciário, tendo uma única decisão. Não é possível ter política ou plano municipal para um só município. Precisamos uniformizar essas regras, as mesmas para toda a região”, afirmou o prefeito de Jacareí.

O Codivap segue postura parecida com a da APM (Associação Paulista de Municípios), presidida por Fred Guidoni, ex-prefeito de Campos do Jordão e defende as medidas mais restritivas.

Segundo ele, nenhuma região é uma ilha para ficar de fora. "São Paulo pode entrar em colapso", disse ele.

Em nota, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional defende o que preconiza o Plano SP, tendo em vista que a 2ª onda da pandemia de Covid-19 tem transmissibilidade maior e é potencialmente mais letal que a 1ª.


08 04 2021 regiao crz numero corona08 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01