A Prefeitura de São José dos Campos informou ter registrado 39 pessoas, entre alunos e profissionais da educação, contaminados pelo coronavírus até domingo (21/02), desde a retomada das aulas na rede municipal.
A pasta alega que não há relação com o retorno das atividades.
De acordo com a Secretaria de Educação, no dia 8 de fevereiro, quando as aulas foram retomadas, 39 crianças estavam com o vírus. Já nesse domingo, eram 27 registros. No caso dos profissionais da educação, eram nove contaminados até o dia 8 e, nesse domingo, 12.
O município aponta que os casos não possuem relação com a retomada das aulas, já que o monitoramento dos registros já era feito antes da volta das atividades e os picos foram diagnosticados em outros períodos.
No caso de alunos, por exemplo, o pico foi de 65 alunos contaminados em 14 de janeiro - período de férias. No caso dos profissionais da educação, foram 104 contaminados em setembro, quando as unidades ainda não estavam recebendo alunos.
Em relação aos estudantes contaminados, a prefeitura informou ainda que 60% não haviam comparecido às unidades desde o início da retomada. O governo reforça ainda que as unidades contam com ambientes controlados, o que não deve refletir em uma escalada de casos.
"Algumas pessoas podem dizer que o contagio está acontecendo nas escolas, eu acho que é uma grande crueldade. Na verdade, temos que pensar que há um esforço de todos os professores, de todos os funcionários, de todos os nossos alunos e funcionários para garantir um direito básico, que é o direito da educação", afirmou o secretário de Educação, Jhonis Santos.
Balanço
No primeiro dia do retorno, a prefeitura apontou que pouco mais da metade dos alunos compareceu às aulas. No final da primeira semana, se registrou um aumento de 15% na frequência.
Segunda etapa
A partir de segunda-feira (22/02), o município entra na segunda etapa dos protocolos de retorno das aulas. Com isso, a educação infantil pode comparecer duas vezes por semana. No ensino fundamental, dois dias devem ser destinados para 1º, 2º, 5º e 9º ano. Já o 3º, 4º, 6º, 7º e 8º devem ter atividades presenciais uma vez por semana. No EJA, duas vezes por semana.