23 02 2021 regiao sjc 39 casos retomada aulasA Prefeitura de São José dos Campos informou ter registrado 39 pessoas, entre alunos e profissionais da educação, contaminados pelo coronavírus até domingo (21/02), desde a retomada das aulas na rede municipal.

A pasta alega que não há relação com o retorno das atividades.

De acordo com a Secretaria de Educação, no dia 8 de fevereiro, quando as aulas foram retomadas, 39 crianças estavam com o vírus. Já nesse domingo, eram 27 registros. No caso dos profissionais da educação, eram nove contaminados até o dia 8 e, nesse domingo, 12.

O município aponta que os casos não possuem relação com a retomada das aulas, já que o monitoramento dos registros já era feito antes da volta das atividades e os picos foram diagnosticados em outros períodos.

No caso de alunos, por exemplo, o pico foi de 65 alunos contaminados em 14 de janeiro - período de férias. No caso dos profissionais da educação, foram 104 contaminados em setembro, quando as unidades ainda não estavam recebendo alunos.

Em relação aos estudantes contaminados, a prefeitura informou ainda que 60% não haviam comparecido às unidades desde o início da retomada. O governo reforça ainda que as unidades contam com ambientes controlados, o que não deve refletir em uma escalada de casos.

"Algumas pessoas podem dizer que o contagio está acontecendo nas escolas, eu acho que é uma grande crueldade. Na verdade, temos que pensar que há um esforço de todos os professores, de todos os funcionários, de todos os nossos alunos e funcionários para garantir um direito básico, que é o direito da educação", afirmou o secretário de Educação, Jhonis Santos.

Balanço

No primeiro dia do retorno, a prefeitura apontou que pouco mais da metade dos alunos compareceu às aulas. No final da primeira semana, se registrou um aumento de 15% na frequência.

Segunda etapa

A partir de segunda-feira (22/02), o município entra na segunda etapa dos protocolos de retorno das aulas. Com isso, a educação infantil pode comparecer duas vezes por semana. No ensino fundamental, dois dias devem ser destinados para 1º, 2º, 5º e 9º ano. Já o 3º, 4º, 6º, 7º e 8º devem ter atividades presenciais uma vez por semana. No EJA, duas vezes por semana.


27 02 2021 regiao crz numero corona27 02 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01