O governo do Estado de São Paulo informou na quarta-feira (13/01) que irá antecipar a reclassificação do Plano SP para sexta-feira (15/01).
Com o avanço da pandemia, a tendência é a de que regiões sofram regressões. A atualização era prevista para 5 de fevereiro.
Na última atualização, três regiões regrediram da fase amarela para a laranja, com 90% da população do estado se mantendo na fase amarela. A antecipação da classificação foi anunciada pelo próprio governador João Doria (PSDB).
De acordo com o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, a definição sobre as mudanças que o estado deve sofrer ainda não foram definidas.
"Nós temos hoje uma situação que ainda não está definida. Os números a cada dia contribuem para como as regiões vão estar na sexta. E é necessário que todos contribuam para que nós possamos seguir em frente nesta situação", afirmou.
O Vale, que atualmente se encontra na fase amarela, ultrapassou a marca de 1.800 mortes pela Covid-19 na terça-feira (12/01). Em janeiro, já são 131 mortes em 12 dias, contra 185 em todo mês de dezembro e 101 em novembro.