08 01 2021 regiao estado regredir laranjaO Vale do Paraíba pode regredir à fase laranja, a segunda mais restritiva, na reclassificação do Plano São Paulo prevista para esta sexta-feira (08/01). Já a região bragantina deve seguir na fase amarela.

A reclassificação no plano de flexibilização deve ser anunciada pelo governador João Dória em coletiva de imprensa na sexta-feira. Atualmente, o Vale do Paraíba e a região bragantina seguem as regras da fase amarela, que permite funcionamento de bares e restaurantes, por exemplo.

A previsão é feita com base nos indicadores atuais e a possível regressão para o Vale do Paraíba leva em consideração o índice de internações na região.

Questionado sobre a previsão, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, confirmou a alta nas internações na região, mas que o Estado ainda verifica os dados para a atualização do Plano na sexta-feira.

"Vamos fazer amanhã a atualização do Plano São Paulo, 12h45, com todos esses dados. O Estado de São Paulo hoje, dando um panorama, tem ocupação média de 62.8%, nenhuma região tem ocupação acima de 75%. Essas três regiões apontadas [com previsão de fase laranja] tiveram uma intensidade de internação acima de 44%. Nós vamos verificar esses dados até amanhã. Vão ser tabulados hoje e na coletiva de amanhã faremos a atualização do Plano São Paulo", informou.

No início da semana, o secretário de saúde de São José dos Campos, Danilo Stanzani, já havia alertado para a alta nas internações na cidade depois das festas de fim de ano. A região do Vale do Paraíba tem mais de 80 mil casos confirmados de Covid-19 e 1,7 mil mortes pela doença.

Na quarta-feira (06/01) o governador se reuniu com prefeitos de cidades do estado para cobrar que os gestores respeitem as regras do plano de flexibilização.

Durante a reunião, secretários do governo chegaram a dizer que as cidades que não cumprissem o decreto estadual seriam colocadas no fim da fila de investimentos de infraestrutura.

Veja as regras estabelecidas na fase laranja do Plano São Paulo

■ Funcionamento de bares e restaurantes não é permitido;

■ Comércios e shoppings podem funcionar, mas com ocupação limitada a 20% da capacidade do local e horário reduzido de 4 horas seguidas em todos os dias da semana ou 6 horas seguidas em 4 dias da semana, desde que suspenso o atendimento presencial nos demais 3 dias;

■ Praças de alimentação não podem funcionar;

■ Salões de beleza e barbearias não podem funcionar; academias também não;

■ Eventos e qualquer atividades com aglomeração são suspensos.


25 01 2021 regiao crz numero corona25 01 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01