02 01 2021 regiao tt ortiz cumpriuO agora ex-prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB) encerrou seu segundo mandato na última quinta-feira (31/12) com um quarto do plano de governo cumprido.

Depois de 48 meses de mandato, o tucano cumpriu integralmente 21 dos 83 principais compromissos feitos por ele na campanha de 2016, o que representa 25,3% do total. Outras 39 promessas (46,9%) estavam em andamento ao fim do mandato, enquanto 23 compromissos (27,7%) ou ficaram na estaca zero ou ainda estavam em estágio embrionário.

Vale lembrar que Ortiz concluiu seu primeiro mandato, de 2013 a 2016, com 15% das promessas totalmente cumpridas, 49% iniciadas e 36% não iniciadas ou descartadas.

Das 13 diferentes áreas em que estavam divididas as promessas de Ortiz para o segundo mandato, em três o tucano não conseguiu cumprir integralmente nenhum dos compromissos firmados em 2016: Habitação, Idosos e Meio Ambiente.

Na Habitação, a principal promessa era construir 1.000 moradias, mas o primeiro projeto desse segundo mandato, com 640 casas, foi anunciado apenas no segundo semestre de 2019 e teve a construção iniciada somente no segundo semestre de 2020. No Esporte, a Arena Multiuso chegou a ter a construção anunciada em 2018, mas o projeto acabou engavetado. Entre os projetos para idosos, o principal era a conclusão do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que começou a ser construído em agosto de 2015 e deveria ter ficado pronto em agosto de 2016, mas a obra ainda não foi finalizada.

Nas outras 10 áreas, Ortiz conseguiu cumprir integralmente ao menos uma promessa: Administração e Finanças, Assistência Social, Cultura, Educação, Emprego, Esporte, Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança e Serviços Urbanos.

O maior destaque é na área de Serviços Urbanos, em que os dois compromissos foram concluídos: ampliar a coleta seletiva e aperfeiçoar a limpeza urbana. Mas o setor foi alvo do corte de despesas durante a pandemia do coronavírus, com a redução da periodicidade de serviços como coleta seletiva, varrição e poda de árvores.

Em Administração e Finanças também foram cumpridas duas promessas: a informatização da Secretaria de Planejamento e a assinatura do empréstimo do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). No entanto, como o jornal revelou em 2020, o ex-prefeito mentiu em 2017, no lançamento do programa de obras do CAF, quando disse que a operação de crédito tinha um seguro que protegeria o município de uma alta do dólar. Sem isso, o sucessor do tucano deve ter problemas para quitar o empréstimo.

Segurança foi a área com mais promessas cumpridas por Ortiz

A área com maior número de promessas cumpridas por Ortiz foi Segurança: quatro compromissos executados, com destaque para a ampliação do COI (Centro de Operações Integradas) e melhorias na iluminação pública. Em duas áreas (Educação e Mobilidade Urbana) foram cumpridas três promessas. Em outras quatro áreas (Administração e Finanças, Assistência Social, Saúde e Serviços Urbanos), foram duas promessas executadas. E em três áreas (Cultura, Emprego e Esporte), um compromisso foi cumprido.

Ortiz diz que mandato teve saldo positivo

Questionado pelo jornal, Ortiz afirmou que faz um balanço positivo de seu segundo mandato. “Recuperamos a credibilidade do município e resgatamos a autoestima do taubateano. Saneamos as finanças da Prefeitura, conseguimos importantes conquistas na saúde, educação, segurança e moradia. As práticas esportivas foram implantadas com sucesso, reforçando a formação dos jovens e levando mais qualidade de vida aos adultos e idosos. Fizemos uma gestão eficiente e integrada”, disse. “Buscamos priorizar os compromissos firmados com a população com o respeito ao equilíbrio das finanças públicas e conforme a realidade econômica do país”, completou.


03 03 2021 regiao crz numero corona03 03 2021 regiao crz numero corona

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01