O agora ex-prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB) encerrou seu segundo mandato na última quinta-feira (31/12) com um quarto do plano de governo cumprido.
Depois de 48 meses de mandato, o tucano cumpriu integralmente 21 dos 83 principais compromissos feitos por ele na campanha de 2016, o que representa 25,3% do total. Outras 39 promessas (46,9%) estavam em andamento ao fim do mandato, enquanto 23 compromissos (27,7%) ou ficaram na estaca zero ou ainda estavam em estágio embrionário.
Vale lembrar que Ortiz concluiu seu primeiro mandato, de 2013 a 2016, com 15% das promessas totalmente cumpridas, 49% iniciadas e 36% não iniciadas ou descartadas.
Das 13 diferentes áreas em que estavam divididas as promessas de Ortiz para o segundo mandato, em três o tucano não conseguiu cumprir integralmente nenhum dos compromissos firmados em 2016: Habitação, Idosos e Meio Ambiente.
Na Habitação, a principal promessa era construir 1.000 moradias, mas o primeiro projeto desse segundo mandato, com 640 casas, foi anunciado apenas no segundo semestre de 2019 e teve a construção iniciada somente no segundo semestre de 2020. No Esporte, a Arena Multiuso chegou a ter a construção anunciada em 2018, mas o projeto acabou engavetado. Entre os projetos para idosos, o principal era a conclusão do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que começou a ser construído em agosto de 2015 e deveria ter ficado pronto em agosto de 2016, mas a obra ainda não foi finalizada.
Nas outras 10 áreas, Ortiz conseguiu cumprir integralmente ao menos uma promessa: Administração e Finanças, Assistência Social, Cultura, Educação, Emprego, Esporte, Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança e Serviços Urbanos.
O maior destaque é na área de Serviços Urbanos, em que os dois compromissos foram concluídos: ampliar a coleta seletiva e aperfeiçoar a limpeza urbana. Mas o setor foi alvo do corte de despesas durante a pandemia do coronavírus, com a redução da periodicidade de serviços como coleta seletiva, varrição e poda de árvores.
Em Administração e Finanças também foram cumpridas duas promessas: a informatização da Secretaria de Planejamento e a assinatura do empréstimo do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). No entanto, como o jornal revelou em 2020, o ex-prefeito mentiu em 2017, no lançamento do programa de obras do CAF, quando disse que a operação de crédito tinha um seguro que protegeria o município de uma alta do dólar. Sem isso, o sucessor do tucano deve ter problemas para quitar o empréstimo.
Segurança foi a área com mais promessas cumpridas por Ortiz
A área com maior número de promessas cumpridas por Ortiz foi Segurança: quatro compromissos executados, com destaque para a ampliação do COI (Centro de Operações Integradas) e melhorias na iluminação pública. Em duas áreas (Educação e Mobilidade Urbana) foram cumpridas três promessas. Em outras quatro áreas (Administração e Finanças, Assistência Social, Saúde e Serviços Urbanos), foram duas promessas executadas. E em três áreas (Cultura, Emprego e Esporte), um compromisso foi cumprido.
Ortiz diz que mandato teve saldo positivo
Questionado pelo jornal, Ortiz afirmou que faz um balanço positivo de seu segundo mandato. “Recuperamos a credibilidade do município e resgatamos a autoestima do taubateano. Saneamos as finanças da Prefeitura, conseguimos importantes conquistas na saúde, educação, segurança e moradia. As práticas esportivas foram implantadas com sucesso, reforçando a formação dos jovens e levando mais qualidade de vida aos adultos e idosos. Fizemos uma gestão eficiente e integrada”, disse. “Buscamos priorizar os compromissos firmados com a população com o respeito ao equilíbrio das finanças públicas e conforme a realidade econômica do país”, completou.