01 01 2021 regiao novos prefeitos verbasCom a posse dos prefeitos e prefeitas neste começo de 2021, a RMVale dá início a um novo ciclo, com 24 prefeitos em primeiro mandato e hegemonia do PSDB.

O partido governará 15 cidades da região, entre elas São José dos Campos, Jacareí e São Sebastião, nas quais os três prefeitos foram reeleitos.

Em 2021, os tucanos comandarão 1,31 milhão de moradores, nada menos do que 52% da população do Vale.

O PL venceu em nove cidades, entre elas Pindamonhangaba, Ubatuba e Ilhabela, e será responsável por administrar municípios que somam 358,2 mil habitantes, 14% do total da região.

O MDB ganhou quatro prefeituras, entre elas a de Taubaté, o PP e o PSD duas cada e sete partidos venceram em uma cidade: Cidadania, PDT, Pode, PSB, PSC, Republicanos e Solidariedade.

O quadro político nas 39 cidades da região é composto por 12 partidos. Já tendo governado nove cidades na região em 2012, o PT não elegeu nenhum prefeito pela segunda eleição seguida.

Mudanças

O discurso dos mandatários, até mesmo dos reeleitos, é por mudanças após um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus e pela crise econômica, que causaram severo desemprego, pioraram a condição social das famílias e expuseram gargalos no sistema público de saúde.

Não à toa, saúde continua sendo uma das principais bandeiras da RMVale, ao lado da segurança pública. Mas projetos que deveriam estar prontos foram para a gaveta.

O principal deles é o Plano Diretor da RMVale, que é voltado ao planejamento integrado das 39 cidades. O documento é uma exigência do Estatuto das Cidades desde 2015 e vinha sendo gestado desde 2018.

O plano contemplará projetos como o cinturão de câmeras de vigilância nas cidades, integrado ao novo Copom da Polícia Militar, ainda em construção. Também deve reivindicar um hospital para atender as sub-regiões de Guaratinguetá e de Cruzeiro.

"O Plano Diretor regional não avançou por causa da pandemia. Acredito que os prazos sejam revistos e prorrogados pelo governo federal. É um projeto que precisa avançar", disse Victor de Cássio Miranda, o Vitão (PSDB), prefeito de Paraibuna e presidente da RMVale.

Com 24 novos prefeitos, comando da RMVale terá mudanças em 2021

A gestão da RMVale terá mudanças com a chegada de 24 novos prefeitos. Eles farão parte das discussões regionais e terão papel preponderante para conseguir recursos. Prefeito reeleito de Paraibuna, Vitão (PSDB) terá seu mandato como presidente da RMVale encerrado no início deste ano e não sabe se tentará a reeleição. "Vamos aproveitar essa força dos novos prefeitos para buscarmos recursos para a nossa região". Uma reunião com os novos prefeitos e os reeleitos será marcada para o início do ano, mas ainda sem data.


03 03 2021 regiao crz numero corona03 03 2021 regiao crz numero corona

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01