Com a posse dos prefeitos e prefeitas neste começo de 2021, a RMVale dá início a um novo ciclo, com 24 prefeitos em primeiro mandato e hegemonia do PSDB.
O partido governará 15 cidades da região, entre elas São José dos Campos, Jacareí e São Sebastião, nas quais os três prefeitos foram reeleitos.
Em 2021, os tucanos comandarão 1,31 milhão de moradores, nada menos do que 52% da população do Vale.
O PL venceu em nove cidades, entre elas Pindamonhangaba, Ubatuba e Ilhabela, e será responsável por administrar municípios que somam 358,2 mil habitantes, 14% do total da região.
O MDB ganhou quatro prefeituras, entre elas a de Taubaté, o PP e o PSD duas cada e sete partidos venceram em uma cidade: Cidadania, PDT, Pode, PSB, PSC, Republicanos e Solidariedade.
O quadro político nas 39 cidades da região é composto por 12 partidos. Já tendo governado nove cidades na região em 2012, o PT não elegeu nenhum prefeito pela segunda eleição seguida.
Mudanças
O discurso dos mandatários, até mesmo dos reeleitos, é por mudanças após um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus e pela crise econômica, que causaram severo desemprego, pioraram a condição social das famílias e expuseram gargalos no sistema público de saúde.
Não à toa, saúde continua sendo uma das principais bandeiras da RMVale, ao lado da segurança pública. Mas projetos que deveriam estar prontos foram para a gaveta.
O principal deles é o Plano Diretor da RMVale, que é voltado ao planejamento integrado das 39 cidades. O documento é uma exigência do Estatuto das Cidades desde 2015 e vinha sendo gestado desde 2018.
O plano contemplará projetos como o cinturão de câmeras de vigilância nas cidades, integrado ao novo Copom da Polícia Militar, ainda em construção. Também deve reivindicar um hospital para atender as sub-regiões de Guaratinguetá e de Cruzeiro.
"O Plano Diretor regional não avançou por causa da pandemia. Acredito que os prazos sejam revistos e prorrogados pelo governo federal. É um projeto que precisa avançar", disse Victor de Cássio Miranda, o Vitão (PSDB), prefeito de Paraibuna e presidente da RMVale.
Com 24 novos prefeitos, comando da RMVale terá mudanças em 2021
A gestão da RMVale terá mudanças com a chegada de 24 novos prefeitos. Eles farão parte das discussões regionais e terão papel preponderante para conseguir recursos. Prefeito reeleito de Paraibuna, Vitão (PSDB) terá seu mandato como presidente da RMVale encerrado no início deste ano e não sabe se tentará a reeleição. "Vamos aproveitar essa força dos novos prefeitos para buscarmos recursos para a nossa região". Uma reunião com os novos prefeitos e os reeleitos será marcada para o início do ano, mas ainda sem data.