Apesar do decreto do Estado, que colocou todas as cidades de São Paulo na chamada 'fase vermelha' do plano de combate ao Covid-19, alguns municípios da RMVale ignoraram o governo estadual e mantiveram comércios abertos neste fim de semana.
No início da semana, o governador João Doria (PSDB) colocou todo o estado na fase vermelha nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, para tentar conter o avanço de casos do novo coronavírus.
No entanto, já nos primeiros dias, algumas cidades preferiram manter os decretos anteriores de flexibilização. O principal exemplo é o Litoral Norte, no Vale, onde os quatro municípios preferiram se manter na fase amarela.
Tanto Caraguatatuba quanto Ubatuba e São Sebastião decidiram não endurecer a quarentena e contrariaram a medida estadual -- esta última criou uma barreira sanitária nas entradas da cidade para medir temperatura dos turistas. Ilhabela, também no litoral, chegou a anunciar no início da semana que estava na fase amarela e avaliaria a mudança para a fase vermelha, mas a prefeitura não voltou a se posicionar.
Com isso, as praias da região ficaram lotadas na manhã deste sábado, com sol. a tarde, mesmo com tempo nublado, os turistas também se mantiveram na areia.
Região
No restante da RMVale, cidades como Aparecida e Guaratinguetá também se mantiveram na fase amarela. Em Taubaté, a prefeitura afirmou que o município passou para a fase vermelha, mas shopping e comércio de rua estiveram abertos.
Em São José, a prefeitura anunciou que apenas atividades essenciais poderiam estar abertas nos dias anunciados pelo governo do Estado.