24 12 2020 regiao ap missas natalAs missas de Natal no Santuário Nacional de Aparecida (SP) terão controle de público para evitar aglomerações. A medida faz parte do protocolo sanitário adotado pela Igreja para manter o distanciamento social.

Segundo o Santuário Nacional, cerca de duas mil pessoas vão poder acompanhar as celebrações, sendo apenas três pessoas por banco - a lotação máxima do espaço é de 35 mil pessoas. Além do controle de público, o Santuário não fez a tradicional decoração iluminada para evitar aglomerações.

A mais tradicional das celebrações no período de Natal é a Missa do Galo. A celebração começa às 20h do dia 24, e vai ser realizada pelo arcebispo, Dom Orlando Brandes.

Ao longo do dia 25, dia de Natal, acontecem seis celebrações: a missa solene, às 9h; e depois às 06h45, 12h, 14h, 16h e 18h. Em todas elas, o limite de ocupação é de duas mil pessoas, um total de três pessoas por banco. As celebrações vão ser transmitidas pela internet.

Desde o início do isolamento social no Estado de São Paulo, a Basílica de Aparecida passou por quatro meses sem público nas missas até receber a autorização para retomada gradual das celebrações com distanciamento entre os fiéis no fim de julho.

No feriado de 12 de outubro, em que é celebrado o Dia da Padroeira, a Arquidiocese restringiu público e orientou que os fiéis acompanhassem as missas pela internet. Os romeiros precisam usar máscaras de proteção o tempo todo e são orientados a manter a higienização das mãos.

Espaços que atraem grande volume de pessoas e que são confinados têm controle de público.


28 02 2021 regiao crz numero corona28 02 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01