A média diária de casos confirmados e de mortes vem subindo no Vale do Paraíba em dezembro, alcançando 475 diagnósticos positivos e seis óbitos por dia em decorrência da doença.
O número de casos diários já é maior do que a média dos últimos três meses e se aproxima da de agosto (499), mês com a maior quantidade de casos confirmados da doença até o momento, com 15.468.
Até a sexta-feira (18/12), a região acumula 68.810 casos positivos de Covid-19, com 1.596 mortes. Apenas em dezembro foram 8.549 casos e 113 mortes.
Mantendo a média de diagnósticos e de óbitos, o mês pode terminar com mais de 14 mil contaminados e cerca de 180 mortes, perdendo em número de óbitos para setembro e agosto e em casos apenas para agosto.
Os números comprovam uma nova aceleração no ritmo de crescimento da doença na região, no final do ano. As festas natalinas e de passagem de ano podem piorar o quadro se gerarem aglomerações e favoreceram o contágio pelo novo coronavírus.
O Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo pede que os encontros familiares se limitem a grupos de até 10 pessoas.