O prefeito eleito de Taubaté, José Saud (MDB), planeja mudar a sede do poder executivo na cidade do Palácio do Bom Conselho para o departamento de informática da Universidade de Taubaté (Unitau). O motivo alegado para a mudança é a falta de acessibilidade no atual local.
A intenção dele é que a transferência possa ser feita ainda em janeiro. "É um plano. Já fiz a solicitação para a reitora, para a gente mudar isso, tendo em vista que nós não temos acessibilidade nenhuma no prédio onde está ", explica Saud, que prevê oficializar o pedido no dia 2 de janeiro.
O prefeito cita a dificuldade de atendimento a pessoas com deficiência e citou também a vereadora eleita Talita de Lima Barbosa (PSB), que é cadeirante.
"Hoje o Bom Conselho não tem acessibilidade nenhuma e nós temos inclusive uma vereadora que precisa de acessibilidade. Então, a pedido dela, que veio já com essa demanda, sobre como vai ser feito, eu vou organizar para fazer essa mudança o mais rápido possível. O vereador, a população precisa ser atendida", disse o prefeito que toma posse no dia 1º de janeiro de 2021.
De acordo com o plano de Saud, a ideia é que todos os setores que atualmente funcionam no Bom Conselho sejam transferidos para o novo local, que pode ter como destino final outro prédio, caso a Unitau não disponibilize o espaço pretendido. "De qualquer jeito, a prefeitura muda de localização", afirmou Saud.
A Universidade de Taubaté foi procurada mas não retornou até a publicação da reportagem.
Bom Conselho
O prédio onde atualmente fica a sede da prefeitura era parte do antigo colégio Bom Conselho de Taubaté. Ele é propriedade da Unitau e é alugado para a prefeitura.
O complexo foi tombado como Monumento de Interesse Arquitetônico e Documental e passou a integrar o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Taubaté em 1985. A maior parte dele abriga o departamento de biociências da Unitau.