12 12 2020 regiao estado amplia funcinamentoO governo do Estado de São Paulo anunciou na sexta-feira (11/12) que irá reduzir o funcionamento de bares em duas horas, e, ampliar o período de abertura do comércio, de 10 para 12 horas diárias, mesmo na fase amarela do Plano SP. 

A medida é adotada em um período de recrudescimento da pandemia e, segundo o governo, atende recomendação técnica.

Apesar da mudança, os estabelecimentos comerciais devem continuar seguindo a norma de receber somente 40% de sua capacidade e terem portas fechadas, no máximo, até às 22h. No caso de restaurantes, a venda de álcool deve ser permitida somente até às 20h, mas o funcionamento segue até às 22h.

"Foi uma decisão técnica entre saúde e comércio para que possamos atender a necessidade de maior espaçamento entre as pessoas, evitar aglomerações, para que todos possam ter suas necessidades agora do fim do ano atendidas, mas com responsabilidade, com segurança", destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A mudança é anunciada em um período em que o comércio costuma receber maior clientela, devido às compras de Natal. Em São José dos Campos, a prefeitura já havia anunciado na quinta-feira (10/12) que irá permitir o funcionamento do comércio também aos domingos.

Cenário

Segundo a Secretaria de Saúde, o Estado registra 58,4% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a Covid-19. O Centro de Contingência destacou ainda uma mudança no perfil da demanda por leitos no estado, já que até novembro pessoas de 55 a 75 anos eram as mais presentes, e, nas últimas três semanas, passaram a ser de 30 a 50 anos.

Regras

- Bares passam a fechar 20h e não mais 22h;

- Restaurantes podem funcionar até 22h, mas servir álcool somente até às 20h;

- O comércio passa a poder funcionar pelo período de 12h e não mais 10h, como previa a fase amarela.


03 03 2021 regiao crz numero corona03 03 2021 regiao crz numero corona

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01