A Prefeitura de Ilhabela começou a montar na quinta-feira (10/12) a estrutura de um hospital de campanha. A medida foi adotada diante da necessidade de reforço hospitalar na alta temporada e do aumento dos casos de Covid-19.
Segundo a prefeitura, o novo local deve reforçar o atendimento hospitalar e receber pacientes sem sintomas de Covid-19. Com isso, a estrutura permite que a prefeitura reforce o atendimento para casos de coronavírus no Hospital Mário Covas, que tem leitos reservados para o tratamento.
"Hoje a gente tem 11 leitos intermediários e quatro leitos de UTI Covid à disposição da população. Com essa mudança, a gente vai ampliar para 25 leitos de enfermaria intermediária e cinco leitos de UTI [dentro do hospital Mario Covas]", explicou o secretário de saúde de Ilhabela, Gustavo Barboni de Freitas.
No início da pandemia, os pacientes sem sintomas de Covid-19 estavam sendo levados para uma estrutura montada no Centro de Apoio Psicossocial (Caps), que tinha 22 leitos. Com o fluxo de pessoas para o turismo, a gestão decidiu ampliar com uma estrutura anexa ao hospital.
"[O hospital de campanha] Tem previsão de ficar pronto em dez dias e vai servir para atender pacientes que necessitam de internação, mas não são para internação de Covid. A previsão é que a capacidade seja para 46 leitos, mas vamos iniciar com 20 leitos", afirmou o secretário.
Atualmente, Ilhabela tem 2,6 mil casos confirmados e 14 óbitos. A prefeitura alerta que o volume de casos vem aumentando novamente.
"Tivemos nosso pico da doença em julho, com 224 casos confirmados na semana. Na semana passada foram 252 casos confirmados. Maior do que o pico do mês de julho, que foi nosso maior número de casos. A ilha está movimentada desde setembro, a gente tem precisa deixar uma estrutura de saúde preparada", disse Barboni.