19 11 2020 regiao tt candidatura coletiva 01Taubaté elegeu a primeira candidatura coletiva para vereador nesta eleição. O modelo levanta uma pessoa como candidato oficial a vereador, mas com um acordo de representatividade com um grupo. A candidata eleita é Elisa Representa Taubaté, pelo Cidadania. No Brasil, são 16 candidaturas coletivas para o próximo mandato, incluindo a câmara de São Paulo.

Elisa Oliveira Coelho foi eleita com 837 votos. Na urna, apesar de apenas seu nome aparecer, seu mandato vai ser compartilhado com outras duas pessoas, Rafael Soares e Adalgiza Américo. A campanha da candidata foi feita pelo grupo, divulgando as pautas coletivas.

Nesse modelo, o vereador eleito compartilha as decisões do mandato com o grupo, que faz parte das discussões e auxilia na fiscalização. Esse modelo não é previsto na lei e exige um acordo informal entre os integrantes.

De acordo com Elisa, com a partilha, o grupo consegue levar mais pautas minoritárias para a discussão no legislativo.

"Representamos várias minorias que, separadas, não estariam lá. Essa formação de candidatura é para dar voz às pessoas que nunca antes ocuparam aquele espaço", comenta.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são 16 candidaturas no Brasil com esse perfil. Entre os eleitos estão coletivos em capitais como São Paulo, Fortaleza, Salvador e Florianópolis.

A bandeira do grupo é a produção artística na cidade, os direitos da pessoa LGBTI+, o atendimento à população periférica e lutas raciais, além da representatividade feminina.

Essa foi a primeira eleição do grupo, que se conheceu em coletivos e workshops de políticas públicas na cidade. Para o mandato que começa em 2021, a câmara vai contar com nove vereadores com primeiro mandato.

"Acreditamos que esses novos nomes e eleição de candidaturas de configurações diferentes são uma resposta das pessoas de necessidade de ampliar as discussões e de representatividade", disse.


26 11 2020 regiao crz numero corona

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01