12 03 2019 regiao ubatuba acumulado chuvaUbatuba, no litoral norte de São Paulo, foi o município que registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas - até 12h desta segunda (11) -, segundo o Centro de Monitoramento e Prevenção à Desastres (Cemaden). O município está em estado de alerta. Não houve registro de ocorrências pela Defesa Civil, mas há pontos isolados de alagamento.

A estação da Lagoinha, que registrou o maior volume, contabilizou 226,05 milímetros de água, quase o esperado para o mês todo de março - que é 250 milímetros, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). A média histórica para o mês na cidade é de 320 milímetros.

A previsão é que a chuva continue no estado até a próxima sexta-feira (15). Os meteorologistas explicam que o temporal foi provocado pelo aumento da convergência de umidade aliada a uma área de baixa pressão que atua no estado de São Paulo.

A chuva em Ubatuba superou em indicador pluviométrico o acumulado em municípios como Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Mauá e São Paulo, onde a chuva provocou mortes e transtornos.

Em Ribeirão Pires, onde choveu 172,82 milímetros nas últimas 24 horas, quatro pessoas morreram vítimas de desabamento. Também foram registradas mortes em Embu, São Bernardo, Santo André, São Caetano e São Paulo.

Em São Paulo, o maior indicador pluviométrico foi captado pela estação Jardim Imperador (zona leste), com 150,95 milímetros em 24 horas. Em São Bernardo, o volume contabilizado foi maior, 177 milímetros no Centro.

Na região, além de Ubatuba, o acumulado de chuva em 24 horas também atingiu quase 200 milímetros em Ilhabela. O arquipélago registrou 199,98 milímetros na região da praia da Armação.

Áreas de risco

De acordo com informações da Defesa Civil de Ubatuba, o monitoramento das áreas de risco está sendo feito e a população será avisada sobre as condições da maré e possíveis riscos de deslizamento e alagamentos.


13 05 2021 regiao crz vacinometro13 05 2021 regiao crz corona faixa etaria

13 05 2021 regiao crz numero corona

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01