12 07 2020 regiao ilhabela abertura baresIlhabela anunciou que vai liberar a abertura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas a partir desta quarta-feira (15/07). A decisão foi publicada em decreto na sexta-feira (10/07), após o anúncio do governo estadual de manutenção da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte na fase laranja do plano de flexibilização, que veda a reabertura de estabelecimentos para consumo no local.

De acordo com a gestão, a decisão foi estudada com o Comitê de Saúde.

Segundo o documento, bares e restaurantes que estavam funcionando em sistema de drive thru ou apenas com delivery vão poder reabrir. Para isso, os estabelecimentos vão ter de respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas e manter apenas 40% da capacidade de lotação.

A gestão ainda incluiu como obrigação o uso de máscaras por clientes e funcionários nos locais e proibiu que seja oferecida qualquer atividade de entretenimento, como música ao vivo e shows. Não foram impostas regras de horário ou dia para o funcionamento.

A maior mudança foi para a rede hoteleira, que estava completamente fechada na cidade. De acordo com o documento, as regras para o setor são manter lotação máxima de até 50% da capacidade; exigir a desinfecção de 24h para novos hóspedes e fazer a desinfecção diária nas acomodações. Os espaços ainda estão proibidos de receber grupos para confraternizações ou qualquer tipo de evento.

Além dos decretos que permitem a retomada para o setor de turismo, a gestão publicou um terceiro decreto que permite ainda a retomada do funcionamento de salões de beleza, que estavam impedidos de abrir na cidade. Segundo as regras, os espaços só podem funcionar com hora marcada, com limite máximo de seis horas de atendimento por dia.

A cidade anunciou a flexibilização em uma live na noite de sexta-feira (10/07) com a secretaria de planejamento e saúde. De acordo com a gestão, a decisão de reabertura foi tomada pelo comitê que avalia o enfrentamento do Covid-19 na ilha, depois de uma reunião com a associação comercial.

O anúncio foi feito depois da decisão estadual de manter a região na fase laranja do Plano São Paulo, que veda a reabertura de bares e restaurantes, por exemplo. A reportagem acionou a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo para comentar a decisão, mas aguardava o retorno até a publicação.

Fechamento

Ilhabela interrompeu o acesso a cidade até o fim de junho, quando teve a decisão bloqueada pela justiça. A prefeitura impediu a travessia com a balsa, limitando a entrada a uma avaliação prévia feita pela administração. Moradores e donos de imóveis na cidade entraram na justiça para entrarem.

Após uma série de ações judiciais, um grupo moveu uma ação coletiva e conseguiu reverter na justiça a decisão da prefeitura, derrubando o decreto que restringia a entrada. A prefeitura chegou a recorrer da decisão na primeira semana de julho, mas perdeu.

Segundo a gestão, a medida foi tomada para evitar o avanço da doença na cidade, que conta com baixa retaguarda hospitalar.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até sexta-feira (10/07) a cidade tinha 318 casos confirmados de Covid-19 e três óbitos pela doença.


21 09 2020 regiao crz numero corona

21 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01