23 05 2019 brasil senado doadores sangueO projeto que atribui gratuidade de inscrição em concursos públicos para doadores de sangue foi aprovado na quarta-feira (22/05) pelo Senado. Segundo a senadora Rose de Freitas (PODE-ES), autora da proposta, "há falta de medidas, de campanhas para estimular a doação, e a proposta tem essa finalidade".

O projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Para ter direito à gratuidade, o candidato precisará comprovar por meio de registro em carteira de doador emitida por hospital, clínica, laboratório ou entidade autorizada. O registro de doador de sangue tem de conter periodicidade mínima de seis meses, por pelo menos quatro semestres consecutivos.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da proposta, reforçou que leis estaduais ou municipais sobre a gratuidade para doadores de sangue foram analisadas diversas vezes pelo judiciário. "Várias leis por todo o país conferem ao doador de sangue tratamento privilegiado em relação aos demais e muitas delas tiveram sua constitucionalidade averiguada nos tribunais estaduais e mesmo no Supremo Tribunal Federal. Em todos os casos, citadas normas foram consideradas constitucionais”, afirmou.


13 04 2021 regiao crz vacinometro13 04 2021 regiao crz numero corona13 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01