31 03 2021 brasil marcelo queiroga videoconferenciaO ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma videoconferência na terça-feira, 30/03, com o infectologista Anthony Fauci, responsável pela estratégia de combate à covid-19 no governo Joe Biden, dos Estados Unidos.

Diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Fauci tem demonstrado preocupação com o quadro da pandemia no Brasil. Na quarta-feira passada (24/03), ele afirmou que faria reunião com autoridades brasileiras. "Estamos bem preocupados com a situação difícil do Brasil e iremos discutir formas de ajudar o País", afirmou o infectologista à imprensa nesta data.

Procurada, a Saúde não informou a pauta da reunião e se houve algum encaminhamento. O ministro Queiroga disse ontem que negocia uma "permuta" de vacinas com os Estados Unidos para antecipar a chegada de doses ao Brasil, mas não entrou em detalhes sobre esta conversa.

Queiroga também se reuniu com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman. A reportagem apurou que o governo Biden tem apontado impedimento legal para exportação de doses da covid-19.

Tido como um dos principais infectologistas dos EUA, Fauci entrou em conflito com o ex-presidente Donald Trump, em 2020, por discordar as ações do republicano durante a pandemia. Trump chegou a referir-se ao médico como "um desastre"

O governo americano tem sido pressionado a compartilhar doses de vacina com nações pobres e em desenvolvimento, à medida que consegue avançar na imunização da própria população.

Em audiência na Câmara dos Deputados, na semana passada, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo disse que considera "difícil" o Brasil obter dos EUA a liberação para compra de vacinas, mas afirmou que o governo tem "boa perspectiva" de conseguir "kits de intubação" e máquinas de produção de oxigênio.


13 04 2021 regiao crz vacinometro13 04 2021 regiao crz numero corona13 04 2021 regiao crz corona faixa etaria

villa tita

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01