15 10 2020 brasil novo diretor inpeO novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clézio de Nardin, se encontrou na quarta-feira (14/10) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Brasília. Participaram do encontro o ministro de tecnologia, ciência e inovações, Marcos Pontes, e o ex-diretor interino do Inpe, Darcton Policarpo Damião.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a reunião foi feita para apresentar o novo diretor do Inpe ao presidente.

Após a reunião, Clézio de Nardin disse que o "presidente tem uma visão ampla" e que o ministro Marcos Pontes mostrou a "sinergia entre todos os órgãos do governo" durante a visita.

Clézio foi escolhido para assumir a direção do instituto substituindo a direção interina nomeada por Bolsonaro após a exoneração do ex-diretor, Ricardo Galvão.

Ao assumir o cargo, o novo diretor disse que está pronto para fazer propaganda do Inpe para o governo federal.

Embates com o governo

Os dados do Inpe têm causado embates com membros do governo federal. Segundo o Inpe, o acumulado de focos de incêndio na Amazônia de janeiro a setembro é o maior desde 2010.

No dia 30 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro declarou, em um discurso gravado e apresentado na cúpula sobre biodiversidade da Organização das Nações Unidas (ONU), que organizações, em parceria com “algumas ONGs", comandam "crimes ambientais" no Brasil e também no exterior. O presidente não apresentou provas para as afirmações.

A instituição também foi alvo do vice-presidente, Hamilton Mourão, que disse que havia um "opositor" ao governo no Inpe. O governo federal ainda cogita criar uma nova agência nacional que centralizaria os dados de monitoramento via satélite.


25 10 2020 regiao crz numero corona25 10 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01