02 09 2020 brasil lista inpeO comitê responsável pela seleção dos candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) definiu a lista tríplice e encaminhou ela ao Ministério de Ciências, Inovações e Comunicações (MCTI) na manhã de terça-feira (1º de setembro).

Até a publicação da reportagem não havia informação de quem são os três escolhidos pelos avaliadores entre os nove candidatos que pleitearam o posto. A reportagem tenta contato com integrantes do comitê responsável pela gestão e acionou o MCTI, mas aguardava retorno até a última atualização.

Atualmente o cargo é ocupado interinamente por Darcton Policarpo Damião desde agosto de 2019. Ele substituiu Ricardo Galvão, que deixou o posto após ser demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que acusou a equipe de pesquisadores do Inpe de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.

Dacton é um dos nove candidatos ao posto. Os outros que disputaram o cargo são: Augusto José Pereira Filho; Cleber Souza Corrêa; Clezio Marcos De Nardin; Gilberto Câmara Neto (que já foi diretor do Inpe); Luís Eduardo Antunes Vieira; Nilson Gabas Júnior; René Nardi Rezende; e Victor Pellegrini Mammana.

O próximo diretor do Inpe será eleito para um mandato de quatro anos e chegará ao posto sob clima de apreensão da comunidade científica. Entre os pontos de atenção apontados na área, está a possibilidade de redução do repasse de recursos destinados pela Agência Espacial Brasileira (AEB) ao Inpe em 2021, o que pode zerar a verba para novas pesquisas. O repasse é um dos dois pilares do orçamento do instituto, que também recebe verba do MCTI.

Histórico recente

Em julho o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou uma reestruturação no Inpe em meio à uma polêmica sobre a exoneração de Lubia Vinhas, responsável por monitorar o desmatamento na Amazônia. A exoneração dela ocorreu três dias depois de o instituto divulgar que a Amazônia sofreu o maior desmatamento para um mês de junho em cinco anos. O governo tratou do caso como um mal entendido.


23 09 2020 regiao crz numero corona

23 09 2020 regiao crz corona faixa etaria

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01