an cm crz 11 08 2020.jpg

02 01 2020 policia sjc fluxo funk 01Após um vídeo em que homens ostentam armas durante um 'fluxo' zona sul de São José dos Campos (SP) viralizar na internet, as polícias Civil e Militar anunciaram uma operação contra os bailes de rua na cidade. O registro, segundo a polícia, foi feito entre os dias 24 e 25 de dezembro na rua Edilson Sabino dos Santos, no bairro Dom Pedro I.

O vídeo mostra o momento em que, com som alto, dois homens cortam a rua, durante o baile, exibindo armas para o alto, entre elas uma de grosso calibre.

Segundo moradores que preferiram não ser identificados na reportagem por medo de represálias do tráfico, o grupo fez carreata por uma avenida no bairro na noite de Natal exibindo as armas. A polícia apreendeu o carro que aparece no vídeo e um homem foi detido, mas depois liberado.

Em outra imagem que também viralizou, um homem na garupa de uma moto exibe uma arma de grosso calibre enquanto passa pela avenida. Outros vídeos ainda registraram uso de drogas, motocicletas incendiadas e bebidas distribuídas a menores de idade.

Os moradores contam que os registros que viralizaram são de uma 'carreata' que foi feita pelo grupo, percorrendo ruas do bairro, exibindo os armamentos. Quem mora no local diz que este tipo de cena é comum.

Sem presos

Após as imagens percorrerem as redes, a polícia identificou e apreendeu no sábado (28/12) o carro que aparece no vídeo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um homem foi preso com um simulacro de arma de fogo.

Apesar disso, no registro do caso consta que o carro apreendido não estava no nome do suspeito e que o simulacro pertenceria ao irmão, que está na escola de soldados da Polícia Militar. Ele foi ouvido e depois liberado.

Equipes da Polícia Civil seguem trabalhando na identificação das pessoas e veículos que aparecem nas imagens. Até esta quarta-feira (1° de janeiro) ninguém havia sido preso.

A ação conjunta anunciada para combater este tipo de festa de rua tem efetivo do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais da PM) e do 46º Batalhão da Polícia Militar do Interior, além da Polícia Civil.

Abandono

A região sul é a mais populosa de São José dos Campos é considerada área de risco por aplicativos de corrida e, por vezes, moradores têm que sair do bairro para poder solicitar corridas, por exemplo.

Também há serviços que têm o funcionamento prejudicado no bairro, como os de entrega, que suspendem o trabalho por medo da violência.

Uma moradora do Dom Pedro I conta que quando chegou ao bairro, a primeira surpresa foi no caminho do trabalho, quando se deparou com um congestionamento em uma avenida porque um carro havia bloqueado a pista para comprar drogas.

“A gente está na rua e, do nada, é surpreendido com alguém armado na sua frente. Eles acenam um para o outro e atravessam a rua correndo com tablete de droga na mão sem qualquer constrangimento. No começo, é um choque. Depois, vira normal. A gente não tem opção”, relata.

A cena que ela conta é a parecida com a que foi flagrada em uma matéria publicada em 2016. À época, vídeos mostravam a atividade do tráfico na região sul, que envolviam até crianças e adolescentes. Os registros mostram que motoristas paravam os carros para comprar entorpecentes à luz do dia.

Outro morador, que também não quis ser identificado, conta que desde 2016 os 'fluxos' ocupam e interditam avenidas inteiras para festas regadas com sol alto e ‘apresentações’ de motocicletas que empinam com os ocupantes armados.

As festas rompem a madrugada e, segundo ele, quem mora na região não pode sair até que tudo acabe.

“Não há um toque de recolher, mas quem arrisca sair na rua com gente armada e bêbada?”, questiona o morador.

A reportagem ainda conversou com outros moradores que contam que acionam constantemente a polícia durante as festas, mas que o policiamento não consegue atender a demanda. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que realiza operações para coibir a perturbação do sossego e garantir o direito de ir e vir da população.

02 01 2020 policia sjc fluxo funk 02  02 01 2020 policia sjc fluxo funk 0302 01 2020 policia sjc fluxo funk 04


11 08 2020 regiao crz numero corona

an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01