16 01 2020 mundo papa nomeia mulherO Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni, uma antiga autoridade do Vaticano, como subsecretária do ministério do Exterior do Vaticano, tornando-a a primeira mulher a ocupar uma posição gerencial na Secretaria de Estado do Vaticano. A informação é do jornal inglês especializado, Catholic Herald.

O anúncio foi feito pelo Vaticano na quarta-feira (15/01). Dentro da seção de relações com os estados na área diplomática do Vaticano, Di Giovanni chefiará o setor multilateral, que lida com organizações intergovernamentais e tratados multilaterais.

Com a nova nomeação, o Ministério das Relações Exteriores do Vaticano, liderado pelo arcebispo Paul Gallagher, terá dois subsecretários. Di Giovanni atuará como subsecretário ao lado de Dom Miroslaw Wachowski, que continuará trabalhando na área da diplomacia bilateral.

Em uma entrevista ao Vatican News publicada logo após o anúncio, Di Giovanni disse que havia uma necessidade de um subsecretário para o setor multilateral, mas "sinceramente nunca pensei que o Santo Padre tivesse confiado esse papel a mim".

"É um novo papel e tentarei fazer o meu melhor para cumprir a confiança do Santo Padre, mas espero não fazê-lo sozinho", disse ela. "Gostaria de contar com a harmonia que caracterizou nosso grupo de trabalho até agora".

Nascida em Palermo, Di Giovanni se formou em direito e começou a trabalhar como oficial na Seção de Relações com os Estados em 1993.


an paulo bento

an luiz octavio