bn pref crz 24 09 2019    bn luiz octavio mega feirao nov 2019    an camara crz 03 10 2019

 

31 10 2019 geral vendas shopping crescemAs vendas nos shopping centers do País subiram 7,2% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo trimestre de 2018. No acumulado do ano até setembro, as vendas aumentaram 8% em comparação com os mesmos meses do ano passado.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O crescimento de 8% nas vendas no acumulado do ano ficou acima do esperado pela entidade, que havia estimado uma alta de 7% das vendas do setor em 2019.

O crescimento das vendas está relacionado à expansão do volume de crédito e à redução da inflação, fatores que contribuíram para aumentar o poder de compra das famílias, de acordo com avaliação da Abrasce. A redução do desemprego, ainda que pequena, também contribuiu para aumentar a capacidade de consumo no País, citou a associação.

A Abrasce lembrou ainda que o mês de setembro contou com um incentivo extra para as vendas com a Semana do Brasil, campanha promocional organizada pelo governo federal. A semana gerou vendas 16,8% maiores do que no mesmo período do ano passado, quando não houve nenhuma data especial. A expectativa da associação é que a Semana do Brasil se repita nos próximos anos, entrando definitivamente no calendário de datas fortes do varejo.

Por fim, o aumento das vendas foi reforçado pela inauguração de sete shopping centers neste ano, que agregaram 151 mil metros quadrados de áreas de lojas ao mercado brasileiro.

Apesar dos números positivos, a associação preferiu adotar uma postura cautelosa e não elevar as projeções para o restante do ano, uma vez que o ritmo de recuperação da economia brasileira como um todo ainda é vagaroso.

O levantamento da Abrasce mostrou ainda que o gasto médio nos shopping centers no terceiro trimestre foi de R$ 96,34, montante 4% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, quando ficou em R$ 92,97.


an pao quente 02

an byomed