bn pref crz 24 09 2019    bn luiz octavio mega feirao nov 2019    an camara crz 03 10 2019

 

22 10 2019 geral pessoas cegasAtualmente, somente no Brasil, estima-se que existam mais de 1,2 milhão de pessoas cegas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, ou seja, 700 mil brasileiros que não enxergam poderiam estar com a visão saudável, caso tivessem tido acesso ao oftalmologista.

Doenças oftalmológicas que levam a cegueira, se detectadas e tratadas precocemente evitam à perda visual. De acordo com o oftalmologista Cesar Ronaldo, o glaucoma, diabetes e os traumas são doenças progressivas e que levam a cegueira se não são identificadas precocemente.

O médico ainda disse que somente as doenças congênitas não são evitáveis, porém, elas também tem tratamento se identificadas precocemente, como o ceratocone e a catarata que pode ser congênita ou adquirida. 

“Por isso é de extrema importância visitar o oftalmologista e fazer exame ocular com regularidade, ao menos uma vez ao ano, porque se houver doença ou predisposição à perda da visão, logo será tratada e a 'cegueira evitável' é prevenida”, disse o especialista do Hospital de Olhos de Vitória. 

O oftalmologista deu dicas importante de cuidados diários que todos devem ter com as vistas. Como, por exemplo, usar óculos de sol de qualidade. Eles são essenciais para proteger as vistas nos dias de sol, e devem conter proteção contra os raios UVA, UVB e UVC. Além de proteger, eles promovem maior conforto aos olhos.

O médico também falou da importância de não dormir com maquiagem; utilizar colírios somente com orientação médica; realizar ao menos uma consulta ao ano com o oftalmologista; olhar para longe, essa dica serve principalmente para quem trabalha por longos períodos na frente do computador, pois ajuda a relaxar os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça; lembrar de piscar os olhos, pois quando estamos conectados piscamos muito pouco. Para finalizar o médico comenta que não se deve usar óculos de grau de outra pessoa.


an pao quente 02

an byomed