bn pref crz 24 09 2019    bn luiz octavio mega feirao nov 2019    an camara crz 03 10 2019

18 09 2019 geral caminhada espacialA Nasa transmite ao vivo, na manhã desta sexta-feira (18/10), a primeira caminhada espacial feminina. As astronautas, Christina Koch e Jessica Meir vão se aventurar do lado de fora da Estação Espacial Internacional, na primeira missão da agência conduzida apenas por mulheres.

É o primeiro voo espacial para as duas mulheres, que foram selecionadas como candidatas a astronauta em 2013 como parte da primeira turma, das quais 50% eram mulheres.

Além da importância histórica, a missão tem como objetivo substituir equipamentos defeituosos no exterior da estação. As astronautas substituirão uma unidade de carga e descarga de bateria com defeito desde a instalação no dia 11 de outubro.

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, afirmou que a agência se prepara para enviar a primeira mulher, em uma missão com homens, a lua em 2024. A caminhada espacial será a 221ª com a finalidade de manutenção e atualizações do sistema, e a oitava fora da estação este ano. Esta será a quarta caminhada espacial da astronauta Christina Koch. Já para Jessica Meir, será a primeira vez.

Segundo a NASA, Meir será a 15ª mulher a caminhar no espaço e a 14ª mulher nos EUA. As mulheres realizam caminhadas espaciais desde 1984, quando a cosmonauta russa Svetlana Savitskaya fez uma caminhada espacial em julho e a astronauta da NASA Kathryn Sullivan realizou uma caminhada espacial em outubro deste ano.

Veja a transmissão da NASA: 

 


an pao quente 02

an byomed