30 06 2020 regiao sjc embraer k 390Na segunda-feira (29/06), a Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o terceiro avião de transporte multimissão C-390 Millennium (KC-390). A aeronave é preparada para realizar missões de reabastecimento aéreo. Dois aviões foram entregues em 2019 e mais 25 aeronaves devem ser entregues à FAB.

O C-390 Millennium foi desenvolvido em conjunto, entre a FAB e a Embraer, para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O modelo, que também já foi adquirido pelo Governo de Portugal, é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais, transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.

Desde o final de março deste ano, a Força Aérea Brasileira tem empregado duas aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à COVID-19 no Brasil.

“O recebimento da terceira aeronave KC-390 é motivo de grande satisfação para o Comando da Aeronáutica, pois será somado às missões para as quais as outras duas unidades já estão sendo empregadas. O maior exemplo disso é a utilização no transporte aéreo logístico de insumos e equipamentos para combate e prevenção à COVID-19, dentro da Operação coordenada pelo Ministério da Defesa, o que demonstra o grande ganho para toda a sociedade brasileira”, disse em nota o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.


an paulo bento

an luiz octavio