27 05 2020 brasil doria anuncia retomadaA flexibilização da quarentena anunciada pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), nesta quarta-feira (27/05) permite a retomada gradual das atividades econômicas no Vale do Paraíba e região bragantina a partir de 1° de junho.

O plano, denominado pelo governo como "retomada consciente", prevê cinco etapas. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

O Vale do Paraíba e região bragantina se enquadram na cor laranja do novo modelo de quarentena do Estado, o que significa fase de controle, com eventuais liberações. A faixa permite abertura com restrições de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.

27 05 2020 brasil doria anuncia retomada 01

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. O governo não revelou, no entanto, qual é o peso dado para cada indicador na definição das fases por região.

27 05 2020 brasil doria anuncia retomada 03

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

Até o início da tarde desta quarta-feira, as cidades do Vale do Paraíba e região bragantina haviam registrado 2.147 casos de coronavírus com 93 mortes. Os primeiros casos foram confirmados no dia 18 de março, pouco antes do início da quarentena imposta no Estado de São Paulo.

Panorama

Um relatório feito pelo Governo de São Paulo, obtido na terça-feira (26/05), mostrou um panorama com o impacto da pandemia do coronavírus no Vale do Paraíba e a previsão da flexibilização gradual da quarentena na região.

O documento intitulado "Plano de Retomada" aponta as diretrizes para a retomada das atividades econômicas e foi usado em discussões entre o governo do Estado e prefeitos da região para a flexibilização.

O relatório obtido pela reportagem não estabelece datas para implementação de cada fase. O plano ainda leva em conta ainda a taxa de isolamento, número de casos da doença e taxa de ocupação dos leitos de UTI são os principais critérios que podem alterar decisões do governo estadual.


an paulo bento

an luiz octavio